Últimas notícias

Colunistas

RSS
A vida sem internet

Gilberto Jasper

26.02.2019

A vida sem internet

Você conseguiria viver sem internet por um dia, uma semana, um mês? Não vale mentir! É preciso admitir que é muito difícil fugir da dependência criada com a rede mundial de computadores para qualquer tarefa rotineira.

Com frequência meus filhos – adultos jovens – me questionam:

- Pai, como vocês conseguiram viver sem internet?

A pergunta vem acompanhada de um olhar de espanto como se tivessem visto um lobisomem. Eles perguntam com ênfase sobre os trabalhos escolares, realidade completamente diferente. Muitas vezes, ao despertar, antes de ir à faculdade, canso de vê-los escovar os dentes e, depois de ver as mensagens no celular, voltar para a cama. Ao serem cobrados, explicam:

- A professora mandou um whatsapp avisando que não vai ter aula. Ele passou um trabalho pra semana que vem– explicam para espanto deste matusalém.

Tudo está na internet. O “tio Google”, o sabe-tudo, ostenta conteúdos sem limite. Será que tudo ali é verdadeiro? Claro que não! É um dos nascedouros de fake news e de uma infinidade de inverdades chanceladas pela repetição.

Os trabalhos de colégio “no meu tempo” eram serviços braçais. Começava na hora de ir à biblioteca que abrigava no máximo dois exemplares da obra necessária para consulta. A correria nos corredores em direção à biblioteca lembrava cenas de futebol americano. Sobravam cotoveladas, empurrões e obstruções. As enciclopédias mais famosas – Britânica, Barsa, Delta Larousse, Caldas Aulete, Mirador, entre outras – e os atlas geográficos eram disputadas a tapa.

Realizados em grupo, os grupos para trabalhos de aula tinham personagens bem definidos: eram dois “CDFs” - aqueles que realmente pesquisavam -, dois preguiçosos que só assinavam (e reclamavam da demora!) e um último que, dotado de letra bonita “pra passar o trabalho a limpo”. Esta era a minha função, graças às inúmeras aulas de caligrafia no primário.

Hoje os professores desenvolvem aplicativos para detectar plágios. Um professor da PUC, ex-colega de redação, relatou episódios que renderiam uma série para o Netflix, tamanha a variedade de golpes para copiar trabalhos.

Com celular e notebook, tudo é possível. Outro amigo, professor universitário por décadas, desistiu da função. E abriu o coração:

- Não consigo dar aula enquanto os alunos zapeiam pela internet, buscando argumentos para me contradizer. Me aposentei! – confessou. Fiquei imaginando a situação: ele lá, parado, falando e alguns alunos jogando videogame. Sem Barsa, Mirador ou Enciclopédia Britânica...


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.05

  • Dia da Infantaria
  • Dia de Nossa Senhora Auxiliadora
  • Dia de São Vicente de Lérins
  • Dia do Datilógrafo
  • Dia do Detento
  • Dia do Telegrafista
  • Dia do Vestibulando
  • Dia Nacional do Cigano