Últimas notícias

Colunistas

RSS
A vida como ela é

Gilberto Jasper

05.03.2019

A vida como ela é

Passados os feriados de final de ano, férias escolares e o Carnaval finalmente o país entra em campo. Todo ano é a mesma coisa. A gente reclama, mas aproveita as folgas. Enquanto isso o Brasil fica no acostamento, esperando espaço para entrar na pista para normalizar a vida de todos nós.

Teremos nove ou dez meses de intensas batalhas travadas pela mídia, redes sociais e todo tipo de troca de conteúdos mais ou menos ideológicos. O radicalismo ganhou fôlego substancial nas últimas eleições, somando-se às múltiplas possibilidades de “comunicação”. Assim mesmo, entre aspas, porque a troca de insultos não é comunicação. Imagina-se um mínimo de educação e capacidade de ouvir, refletir e responder com educação, mas não é isso que se presencia.

No outrora “Estado mais politizado do país” - RS - o ódio também está em alta. Estamos afundados em uma crise sem precedentes, reflexo de décadas de irresponsabilidade fiscal, gastos acima da capacidade, medidas maquiladas e medo crônico de tomar atitudes eficientes para evitar o caos.

A Assembleia Legislativa será palco de velhas batalhas para quem acompanha a vida política gaúcha. A oposição terá solução para tudo. Chamará os governantes de demagogos, acusará falta de vontade política. A situação, ostentando números e projeções, esquecerá os discursos da campanha eleitoral quando sonhos são factíveis, milagres realizáveis, todas as soluções viáveis.

Nossos indicadores são dignos de vergonha. Fomos pródigos em ridicularizar Estados que hoje estão anos-luz à nossa frente. Agricultura, educação e transportes foram segmentos em que éramos líderes de eficiência, modernidade e avanço tecnológico. Hoje os investimentos são escassos. Sequer temos energia, a infraestrutura é deficiente, a mão de obra migra para outros Estados e somos líderes na exportação de cérebros.

Não tomem esta crônica pós-Carnaval como desabafo de pessimismo. Pelo contrário. Tenho motivos para olhar 2019 com sorriso aberto depois de anos de trevas no ambiente de trabalho. Se mais gente gastasse seu tempo tentando construir e menos energia em desconstruir seus semelhantes teríamos um país e um Estado melhores.

Prolifera o método da avacalhação gratuita, da ofensa grosseira. Até para brigar faltam método, estratégia, coerência. Perto de tornar-me sexagenário enfrento grande dificuldade de conviver neste mundo belicoso. A aposentadoria sorri para mim, mas como bom descendente de germânicos teimo em resistir. Até quando não sei.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.05

  • Dia da Infantaria
  • Dia de Nossa Senhora Auxiliadora
  • Dia de São Vicente de Lérins
  • Dia do Datilógrafo
  • Dia do Detento
  • Dia do Telegrafista
  • Dia do Vestibulando
  • Dia Nacional do Cigano