Últimas notícias

Colunistas

RSS
Do céu ao inferno

Gilberto Jasper

26.03.2019

Do céu ao inferno

A cada notícia que envolve escândalos de proporções nacionais, veiculada principalmente em programas de rede nacional de tevê, tento imaginar a repercussão junto aos familiares e amigos daqueles que aparecem detidos, algemados ou apenas citados como suspeitos. A vida destas pessoas deve virar de cabeça para baixo.

Esposa e filhos devem sofrer os impactos mais intensos. Imagine chegar à escola ou faculdade e ser apontado por todos com “filho (a) do ladrão”. Os comentários à boca nem tão pequena, as críticas veladas dentro da sala, o olhar dos professores, tudo reflete no comportamento e machuca.

Imagine a mulher ao chegar no trabalho. Obviamente ela será alvo de acusações do tipo “bem capaz que ela não sabia que o próprio marido roubava, afinal, ele trocava de carro a cada três meses e ela viajava de jatinho com ele para todos os pontos do mundo”. A casa da praia, as roupas, as joias, até o perfume serão analisados e o nome jogado no google para conferir o preço.

Estes efeitos colaterais da corrupção descoberta raramente aparecem na imprensa. Noticia-se, no máximo, sobre a depressão que assola os grandes nomes da política e dos negócios que caem em desgraça fruto de vantagens mal havidos e que estão recolhidos à prisão. Com frequência sabe-se de presos ilustres levados ao hospital com problemas cardíacos ou ncessitados de medicamentos para combater a melancolia.

A vida nababesca, de luxos, badalações sociais e amigos influentes desaparece da noite para o dia. A vida boa dá lugar à solidão da cadeia, o abandono das pessoas próximas, o jejum do celular onde abundavam mensagem de elogios, paparicações, pedidos e solicitações de facilidades para conseguir favores. O ostracismo repentino exige muita força interior.

Conheci alguns personagens abatidos em pleno voo do sucesso por denúncias de corrupção. Algumas semanas de reclusão provocam efeitos devastadores, física e emocionalmente. Um deles – lembro bem – conversou alguns minutos comigo. Não conseguia lembrar do nome porque, achei cá comigo, era uma pessoa estranha. Repentinamente, pelo tom de voz, recordei do personagem. Fiquei estarrecido com os traços de envelhecimento, abatimento e prostração.

No Brasil, onde a cultura da impunidade perdurou por séculos, parece sempre haver espaço para arrependimentos e perdão. O cipoal de recursos legais impede a punição célere que frearia esta ânsia de se apropriar do dinheiro público. Os recursos rapinados do contribuinte ficam por no bolso do ladrão, mas no final migram para os grandes escritórios de advocacia.

Toma que a prisão de dois Presidente da República e um sem número de figurões dos mais diversos partidos sirva de ensaio para que a construção de um país transparente, ético, decente e que nos encha de orgulho.


Tags: Gilberto Jasper, jornalismo, Em Outras Palavras, coluna


Gilberto Jasper é jornalista. Trabalhou como repórter nos jornais O Alto Taquari (Arroio do Meio), O Informativo do Vale (Lajeado), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e Zero Hora (Porto Alegre), além das rádios Independente (Lajeado) e Gazeta AM/FM (Santa Cruz do Sul). Como assessor de Imprensa atuou com o ex-secretário da Educação, Bernardo de Souza (Governo Simon), além do Palácio Piratini (Governos Antônio Britto e Germano Rigotto), na Presidência da Assembleia Legislativa do RS (com os deputados Paulo Odone e Frederico Antunes), na Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (vereador Sebastião Melo) e com o deputado federal Osmar Terra. Foi assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS. Atualmente é coordenador de Comunicação do gabinete do deputado Tiago Simon na AL-RS.

Saído no interior de uma cidadezinha do Vale do Taquari com pouco mais de 5 mil habitantes aos 17 anos me considero um privilegiado por ter feito tantas coisas, por ter conhecido inúmeros lugares interessantes e, acima de tudo, ter tido o privilégio de conviver milhares de pessoas e ter feito valiosos amigos.

Contato:
e-mail: gilbertojasper@gmail.com
Blogger: gilbertojasper.blogspot.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.05

  • Dia da Bem-aventurada Maria Bernarda Bütler
  • Dia de Santo Ivo (Padroeiro dos Advogados)
  • Dia do Defensor Público
  • Dia do Físico
  • Dia dos Acadêmicos do Direito