Últimas notícias

Colunistas

RSS
Racionamento

James M. Dressler

12.06.2014

Racionamento

O socialismo e suas variações, comunismo e nacional-socialismo (mais conhecido como nazismo) são, no fundo, sistemas de racionamento. Começam com o racionamento de liberdade, inteligência, talento e mérito porque, na mente dos seus dirigentes, se o Estado deixar as pessoas livres para usarem suas capacidades, esses fatores acarretarão, inevitavelmente, “desigualdades” e “injustiça social”.

Então, tais sistemas atuam para que tudo seja mais “igualitário”, mais “justo”, acomodando as pessoas, limitando seu pleno desenvolvimento humano e profissional, ajustando-os dentro do padrão burocrático pré-concebido pelos dirigentes do sistema. É a troca da liberdade pela igualdade. Normalmente, são muito bem sucedidos nisso e, depois de algum tempo, há consequências para toda a economia, levando ao racionamento de tudo, desde a comida até os artigos mais sofisticados. Basta dar uma olhada na situação da Venezuela para constatar o óbvio.

Quando o sistema atinge este ponto, chega-se ao mundo igualitário, aquele em que todos são pobres e todos sofrem, mas igualitariamente! Exemplos não faltam deste “apogeu”: Cuba, Coreia do Norte, a já falecida URSS, para ficarmos só nos mais conhecidos.

As pessoas podem até perceber o resultado desastroso (se a propaganda e o uso da força pelo sistema não forem eficazes o suficiente), mas durante todo o tempo, alguém se deu muito bem... os dirigentes! Como bem sentenciou Milton Friedman, "uma sociedade que coloca a igualdade à frente da liberdade terminará sem as duas. O uso da força para alcançar a igualdade irá destruir a liberdade, e a força, introduzida com bons propósitos, irá terminar nas mãos de pessoas que irão utilizá-la para promover seus próprios interesses".

Sábias palavras...


Tags: James Dressler, coluna, artigo, opinião


James Masi Dressler é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e pós-graduado em Ciência da Computação pela mesma universidade.

    e-mail: jamesmdr@gmail.com
    Twitter: @jamesmdr

DCO - Gestão da Transição




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.02

  • Dia da conquista do Voto feminino no Brasil
  • Dia de São Sérgio
  • Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)