Últimas notícias

Colunistas

RSS
Ansiedade

James M. Dressler

24.06.2015

Ansiedade

            Se há um sentimento que considero demolidor da saúde e do bem-estar de alguém é sofrer de altos graus de ansiedade. E o que tenho visto é que parece que cada vez mais a ansiedade tem tomado conta de muita gente na sociedade moderna. Talvez a velocidade com que as coisas mudam nestes tempos atuais, a velocidade da informação gerando um turbilhão de eventos, possibilidades e situações estressantes tenham nos tornado pessoas cada vez mais ansiosas.

            Pessoalmente, já fui uma pessoa com alguma ansiedade, mas aprendi a me controlar. Certamente quando se é mais jovem, saindo da adolescência, há toda aquela preocupação com o futuro, como vai ser a vida dali para frente, e isso naturalmente gera alguma ou muita ansiedade, dependendo do suporte que você tem de sua família. De qualquer forma, por melhor que seja o suporte, você vive o seu contexto, a cobrança que você fará de si mesmo será maior até por causa de um bom berço, e vai haver alguma ansiedade de qualquer forma...

            Nessas horas, se você é o ansioso, procure algum suporte, procure conversar com quem tem mais experiência, seja alguém da família ou seja um amigo. É incrível como nos preocupamos com problemas que só existem nas nossas cabeças e como alguém que não está tão envolvido pode nos clarear as idéias e aliviar aquela ansiedade que está nos consumindo.

            Se você é aquele que convive com um ansioso, se a ansiedade é realmente justificada (para o ansioso sempre é!) porque se enfrenta um momento mais difícil, é a hora de mostrar o lado bom da situação, mostrar que não é tão ruim assim e apontar os aspectos positivos que encontrar, mesmo que eles não estejam muito à vista. Se a situação realmente estiver difícil, mostrar força e contagiar o ansioso de forma a que supere as dificuldades. O efeito sempre é muito bom, quem já passou por isso sabe como é bom um ombro amigo nestas horas.

            Se você convive com a sua ansiedade no dia-a-dia, se você é alguém com ansiedade acima da média, há diversos exercícios de relaxamento que ajudam a ter controle de seu corpo, porque a ansiedade nada mais é que uma resultante de hormônios em excesso na corrente sanguínea, que são produzidas por suas glândulas hormonais. Assim como quando você sente medo o nível de adrenalina dispara fazendo-o ficar super-alerta, situações múltiplas podem disparar a produção de cortisol, gerando aquela ansiedade. Uma boa “terapia” é fazer experiências controladas de se expor a alguma situação de ansiedade e aprender a controlar os impulsos.

            Eu comecei a controlar minha ansiedade (e lá se vão uns 25 anos) postergando coisas que eu gostaria de fazer ou ter. Então, estava ansioso para ter um carro, ia à revendedora, experimentava, olhava e não comprava. Estava louco para comprar, mas não... Comparava, pensava bem, e decidia não comprar porque não era 100% o que eu queria, mesmo que fosse (só uma Ferrari com preço de Mille para me convencer!). Fiz isso diversas vezes, em diversas ocasiões, com diversos produtos diferentes, até me ter um autocontrole muito grande. Passei a experimentar também no trabalho, e percebi que o melhor é também analisar d planejar as tarefas, estabelecer metas e prazos e ser rigoroso no cumprimento do cronograma. Funciona muito bem! Cheguei a um ponto em que nada me deixa ansioso, pode estar o mundo caindo e eu consigo manter uma calma absoluta. Profissionalmente isso me ajuda muito, porque trabalho na área de informática, onde se algo falha e não há um diagnóstico imediato e um conserto ainda mais rápido, o prejuízo pode ser muito grande.

            Ansiedade é algo que se pode controlar com ou sem a ajuda de medicamentos (melhor sem, claro!), o melhor mesmo é fazer pequenos exercícios de autocontrole, um treinamento que nós mesmos podemos fazer e tornar nossa vida mais tranqüila e produtiva. Ah, e certamente mais longa!


Tags: James Dressler, coluna, artigo, opinião


James Masi Dressler é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e pós-graduado em Ciência da Computação pela mesma universidade.

    e-mail: jamesmdr@gmail.com
    Twitter: @jamesmdr

DCO - Gestão da Transição




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)