Últimas notícias

Colunistas

RSS
The Wall

James M. Dressler

14.01.2019

The Wall

“The wall” (o muro), que não é o conhecido álbum da banda Pink Floyd, é o assunto do momento nos Estados Unidos. A discussão sobre ele já rendeu a maior paralisação do governo americano em toda a história.

O presidente Trump trava uma intensa batalha com a câmara de deputados americana, agora com maioria democrata, para obter a inclusão no orçamento dos quase seis bilhões de dólares necessários para a construção do muro na fronteira com o México, que vai impedir a invasão ilegal dos Estados Unidos por imigrantes não autorizados. Como os democratas se negam a aprovar a verba, o orçamento não sai e o governo paralisa pela falta das dotações orçamentárias aprovadas.

Já disse um representante democrata que “um muro funciona, afinal é um muro”. E é justamente este o problema. Ao contrário de cercas e patrulhamento, o muro funciona! Ninguém consegue passar! E isso é um problema para os democratas, já que um dos eleitorados onde eles são mais votados é justamente o de imigrantes latino-americanos. Se há um muro intransponível na fronteira com a América Latina, isso passa a ser “o” problema.

Outra razão para a resistência dos democratas é a oposição sistemática, coisa que sabemos que a esquerda é muito capaz. Até não importa se é bom para o país, importa é se é bom para o partido. Isto te lembrou de algum outro partido mais próximo? Não é mera coincidência. A ideia é não deixar Trump governar, não deixar que ele tenha uma vitória sequer. Barrá-lo sempre que possível e quando não, atrasá-lo o máximo possível, para que não capitalize votos se sua proposta der certo. E os democratas temem muito que dê certo, então é imperioso obstruir.

Os democratas são espertos, como todos esquerdistas pelo mundo, em camuflar suas reais intenções com belos disfarces, como o discurso de que “os Estados Unidos foi construído por imigrantes”. Sim, até um século atrás, mas essa fase acabou faz tempo. O país já está pronto, e não há mais espaço para práticas daquela época. É como se você construísse uma casa, mas depois de pronta, deixasse as portas abertas para outros virem ocupá-la junto com você.

O impasse parece que ainda vai continuar por algum tempo, mas Trump já procura por alternativas, como declarar estado de emergência e remanejar verbas de outras rubricas para poder construir o muro. Ele já negou, mas nunca se sabe.

A conferir. A solução para o impasse não deve demorar muito, espera-se, embora nenhum dos lados pretenda ceder. Vamos ver a criatividade de Trump para resolver esta parada.

 


Tags: James Dressler, coluna, artigo, opinião


James Masi Dressler é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e pós-graduado em Ciência da Computação pela mesma universidade.

    e-mail: jamesmdr@gmail.com
    Twitter: @jamesmdr

DCO - Gestão da Transição




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael
  • Dia do Guarda Rodoviário