Últimas notícias

Colunistas

RSS
Gratidão

Ligia Nery

01.09.2016

Gratidão

Desde muito jovem uma sensação muito forte, visceral, tomava conta de mim quando começava a me direcionar para s nossa Serra.

Fui crescendo e entendendo que obviamente meu corpo falava de minhas origens. Neta de uma “gringa”, descendente de pais trentinos.

Só mais adiante, podendo conhecer, respirar e pisar no solo de Trento e Vicenza ,norte da Itália, pude entender o que ocorria dentro de mim. O reencontro com hábitos de antepassados fala além de nosso consciente, do pensamento linear.

Estar diante dos lugares onde italianos e alemães escolheram para plantar novas raízes deixa em nós, seus descendentes, uma energia sensorial e energética viva que influencia nosso presente.

Reconhecer hábitos, nossa história e poder achar nosso espaço nessa teia familiar tem a magia de organizar nossos afetos, talentos e gostos.

Agradecer e honrar esta ancestralidade nos conduz verdadeiramente ao nosso espaço no futuro de forma mais sadia e libertadora.

Podemos assim seguir em frente com os tesouros do passado, no meu caso com a magia dos aromas e sabores da cozinha da vó Nina. Acima de tudo com a gratidão por seu modelo de mulher guerreira que também veio de seus antepassados.

Delícia de crescer vendo e poder entender o significado daquela polenta cortada à linha. A massa feita a mão com o aroma da farinha de milho usada para untá-la e com mão muito pequenas poder ter a confiança de participar daquele ritual tão importante.

O dia de alimentar a família com uma refeição especial, esperar um ente querido de longe, acarinhado com a comida feita com as próprias mãos. São valores da manifestação do bem querer que guardo muito até hoje.

A carícia e a energia de sovar o próprio pão, colocando ali a força da existência e acima de tudo a sensação de que “sim, sou capaz de sobreviver e repartir o pão”.

O impacto destes símbolos na formação de valores é incalculável.

Assim referencio a todos com gratidão e, certamente, esta emoção em cada curva quando subo a Serra é o sinalizador deste processo.

Devemos o agradecimento por quem somos, por esta alquimia maravilhosa proporcionada por estes europeus tão corajosos que abandonaram tudo para fazer um mundo novo e trazer tantas contribuições a nossa vida e cultura.


Tags: PontoNet, Orlandini, Ricardo Orlandini, DCO, Ligia Nery, gestão, carreira, formação, trabalho, recolocação, coach, coaching, treinamento, treinador


Ligia Nery é especialista em Psicologia Organizacional e MBA em Administração de Recursos Humanos. Psicóloga, tem 30 anos de experiência empresarial ligada à seleção de executivos e à orientação de carreiras.

Fundadora e Diretora da DCO Gestão da Transição, dirigida à orientação estratégica de carreira para empresas e profissionais.

Ligia é certificada como Coach pelo padrão ICF – International Coaching Federation, para Coaching Executivo e Life Coaching e Líder Coach.

Qualificação como Analista PPA (Thomas International) e PDA (Personal Development Analysis). Sócia fundadora da Nery&Beretta Executive Search, representante brasileira do Grupo Enex, presente em mais de 20 países como Consultoria de RH e Hunting Executivo.

Dentre seus principais clientes estão Grupo RBS, PUC-RS, Lojas Renner, GKN Driveline, Sicredi, Dell, Justiça Federal, Ministério Público, Hospital Mãe de Deus, Grupo Gerdau, Johnson Controls, dentre outros.

Ligia é palestrante com atuação nacional e Conselheira da ABRH-RS.

E-mail: ligia@dcoconsultoria.com.br
Fone (51) 3012-4846
www.dcoconsultoria.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo