Últimas notícias

Colunistas

RSS
A Turma do Pouquinho

Fábio B. Salvador

20.12.2015

A Turma do Pouquinho

Dá para medir o tamanho do compromisso e da seriedade que um político tem, pela relação que ele desenvolve com a "turma do pouquinho".
Essa turma existe, é numerosa e manifesta-se nos mais diversos campos das atividades sociais. Na política e na comunicação, então, a "turma do pouquinho" forma uma verdadeira casta.
Existem comunicadores "do pouquinho", e existem até jornais "do pouquinho". Para eles, não existe visão, nem compromisso, nem vontade de ganhar a credibilidade do público. Não. Alguns são, inclusive, jornais que não circulam nunca. Daí, quando surge algum dinheiro (normalmente vindo dos cofres públicos), uma edição sai às ruas. Não raro, diagramada às pressas, com matérias coladas de qualquer jeito, apenas para justificar o recebimento daquela verbinha.
É que não há ambição e nem o impulso de tentar buscar algo além. É algo que só existe para ganhar aquele dinheirinho.
Na política, temos uma imensa "turma do pouquinho". Agora que falta menos de um ano para a eleição, vemos por aí reuniões, atividades, campanhas de filiação, de partidos dos quais nunca ouvíramos falar. São quase 40 legendas registradas no Brasil. Vocês acham mesmo que todas elas têm atividades e militância sempre? Claro que não!
São partidos que surgem, entram em alguma coligação, e fazem sua participaçãozinha. Depois, servem de pretexto para que suas "lideranças" possam pedir cargos. "Lideranças" que são, aliás, figuras mais do que conhecidas. Sempre as mesmas, pululando, de "bico" em "bico" na função.
É que não há projeto de sociedade. Há projeto de carguinho.
Assim é a "turma do pouquinho". Eles não estão ai para mudar o mundo, conduzir debate algum, fazer uma diferença. Estão aí, de tempos em tempos, para pegar seu pingadinho.
 
Ebenezer Scrooge é a personagem principal da história Um Conto de Natal (1843), de Charles Dickens.
Ebenezer Scrooge é a personagem principal da história Um Conto de Natal (1843), de Charles Dickens.

Tags: artigos, colunas, Fábio Burch Salvador, Fábio Salvador


Fábio é servidor público e escritor.
 
Livros interessantes para download, informações diversas e contato, no site www.fabiosalvador.com.br.
Telefone: (51) 99138-5686​
 



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 15.12

  • Dia da Mulher Profissional de Direito
  • Dia de Santa Cristiana
  • Dia de São Mesmino
  • Dia do Esperanto
  • Dia do Jardineiro
  • Dia do Jornaleiro