Últimas notícias

Colunistas

RSS
Sobre mares e navios

Fábio B. Salvador

17.03.2016

Sobre mares e navios

Tenho um medo terrível do mar. Não no verão, pois adoro praia. Tenho um sentimento de pavor quando imagino o fundo do mar, sombrio e habitado por monstros, ou a sensação de estar em uma embarcação, cercado de água por todos os lados. Sinto o mesmo quando, por descuido, corro o mouse sobre o Google Maps e acabo com uma tela azul, sem terra à vista.
 
Mesmo assim, o mar me fascina. Motivos navais me fascinam. Espíritas dirão que já fui um marinheiro, e psicólogos apontarão associações subconscientes – tive um bisavô que morreu aos cem anos, após passar a vida toda na Marinha. Prefiro não buscar explicações com medo de, explicando, perder este gosto prazeroso por histórias marítimas e filmes de pirata.
 
Automóveis e aviões são modernos demais para habitar a mitologia e as lendas. Os navios são diferentes, recebem nomes, têm histórias e tornam-se endereço de pessoas por muitos anos. Existem certidões de nascimento que indicam como local de origem o mar.
 
O mar é o palco de lendas como as do Holandês Voador, do Nautilus e da caça a Moby Dick. De histórias reais inacreditáveis, como a valentia dos marujos do Potemkin ou a sorte dos amotinados do Bounty.
 
Fantasmas habitam o mar.
 
Segundo alguns relatos, o capitão do Titanic teria sido visto acenando, estoicamente, pouco antes de o navio desaparecer de vez nas águas do Oceano Atlântico. Há algo de belo nisso.
 
Morrer no mar, afogado, à deriva, deve ser terrível. Mas é poético, já sabia Dorival Caymmi. Aliás, Luis de Camões quase morreu no mar salvando sua obra, uma ode à aventura marítima portuguesa.
 
Gosto de escutar o som do mar à luz da lua, contemplar sua infinitude.
 
O mundo é um imenso oceano  – dizem que a vida veio dele, e que por ele será tragada.

Tags: artigos, colunas, Fábio Burch Salvador, Fábio Salvador


Fábio é servidor público e escritor.
 
Livros interessantes para download, informações diversas e contato, no site www.fabiosalvador.com.br.
Telefone: (51) 99138-5686​
 



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 15.12

  • Dia da Mulher Profissional de Direito
  • Dia de Santa Cristiana
  • Dia de São Mesmino
  • Dia do Esperanto
  • Dia do Jardineiro
  • Dia do Jornaleiro