Últimas notícias

Colunistas

RSS
Dia Internacional da Mulher é dia de luta

Carlos Comassetto

08.03.2016

Dia Internacional da Mulher é dia de luta

A data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, não é uma simples comemoração, mas um marco para destacar a resistência e a capacidade de luta que as mulheres sempre demonstraram. A efeméride está ligada às lutas de ativistas e de trabalhadoras por direitos, entre os quais o direito de voto, e por melhores condições de vida e de trabalho.

Entre as brasileiras, tais qualidades tornaram-se evidentes especialmente durante a ditadura que ensombreceu o país entre 1964 e 1985. Alguns nomes se sobressaíram como exemplos de coragem e de persistência na defesa de direitos fundamentais. Uma figura que se destaca é a estilista Zuzu Angel, incansável na busca da verdade sobre o desaparecimento do filho, Stuart Angel Jones, assassinado por facínoras do regime. Outra brasileira que deu exemplo de bravura e de dedicação ao país no período foi a então militante Dilma Vana Rousseff, engajada no enfrentamento à ilegalidade do regime militar.

Cabe mencionar o nome de mulheres de Porto Alegre que se distinguiram como líderes, na política ou na militância comunitária. Na política, Iole Kunze, ex-vereadora, e Márcia Santana, que foi secretária estadual de Políticas para as Mulheres no governo Tarso Genro. A morte precoce de ambas significou enorme perda. Das comunidades, são nomes a ser lembrados o de Sara Saraí, da Vila Cruzeiro; de Cleci, da Serraria; e de duas lideranças da Restinga: Marlene Machado e Maria da Graça, todas também falecidas.

No cenário nacional, a conjuntura é grave. Forças reacionárias querem novamente atropelar a Constituição e tramam um golpe contra a presidente Dilma. Interesses ligados ao capital financeiro e ao latifúndio pretendem barrar os avanços conquistados pelo país desde o início dos anos 2000. É hora de os brasileiros levantarem a voz contra o golpe. As mulheres mais uma vez mostrarão sua força na defesa da democracia.


Tags: Comassetto, coluna, artigo, PT


Carlos Roberto Comassetto é engenheiro agrônomo, especialista em planejamento urbano e vereador em Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Foto: Leonardo Contursi - CMPA

email: comassetto@camarapoa.rs.gov.br
Homepage: www.comassetto.com.br




Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 30.04

  • Dia de São Pio V
  • Dia do Ferroviário
  • Dia Nacional da Mulher
  • Aniversário da Rádio Guaíba AM (1957)