Últimas notícias

Comentários

RSS
12.08.2014 | Opinião

O alvorecer de uma nova era

Um IBM 5150, o primeiro Computador Pessoal ou PC

Quando eu era mais jovem e assistia ao seriado Star Trek (Jornada nas Estrelas), adorava as fictícias tecnologias apresentadas pelo Capitão Kirk e seu primeiro oficial, o Sr. Spock.

Uma das grandes vedetes do seriado era o “comunicador” usado por seus tripulantes, que inspirou, e muito, o design dos telefones celulares.

Quem não se lembra dos primeiros celulares “flip” que davam aquela sensação de estarmos usando aquele velho conhecido da época de Star Trek.

Nem mesmo Gene Roddenberry, roteirista do seriado exibido na NBC norte-americana entre 8 de setembro de 1966 e 3 de junho de 1969, deve ter imaginado que, anos mais tarde, aquele aparelho estaria nas mãos de milhões de pessoas mundo afora, unindo cada vez mais nosso planeta naquela aldeia global imaginada pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan.

Estamos em pleno século XXI e muitas vezes não nos damos conta das abissais diferenças tecnológicas que ocorreram em poucos anos do final do século XX até agora. Muita coisa imaginada como pura fantasia ou ficção, tornou-se realidade e instrumento de trabalho do cotidiano de todos nós

Muitas invenções são extremamente importantes para a humanidade. A roda, o papel, a bússola, a eletricidade, o rádio, e por aí segue uma série de inventos que, muitas vezes, não nos damos conta de que se eles não existissem, talvez nós mesmos não existíssemos.

E os computadores?

O primeiro computador eletromecânico foi construído pelo alemão Konrad Zuse no distante ano de 1936.

O “Mark I”, desenvolvido pela Universidade de Harvard, a pedido da marinha norte-americana, surgiu em 1944.


O Mark I

Já o “famoso” ENIAC, começou a ser desenvolvido em 1943, por encomenda do exército norte-americano, que o manteve em segredo até o final da Segunda Guerra Mundial.


Duas mulheres operando o ENIAC do Exército dos Estados Unidos

Até o final dos anos 70, reinavam absolutos os mainframes, enormes computadores que ficavam trancados em salas refrigeradas e operados apenas por alguns poucos privilegiados que se vestiam com roupas parecidas com o que usam os médicos em centros cirúrgicos.


Mainframe Honeywell-Bull DPS 7 da BWW

Essas máquinas eram privilégio dos governos e grandes corporações que tinham condições de investir alguns milhões de dólares nesta nova tecnologia.

Mas em junho de 1976 surgia o “Apple I”, criado pelos jovens Steve Jobs e Steve Wozniake.


O Apple I

Meses após, já em 1977, foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o “Apple II”, que possuía um processador MOS 6502 com um clock de 1 MHz e 4 KB de memória RAM.


O Apple II

Mas a grande revolução veio com o surgimento do IBM-PC (de Personal Computer ou Computador Pessoal).


Um IBM 5150

A versão original e progenitora da plataforma de hardware dos “IBM PC compatíveis”, foi lançada em 12 de Agosto de 1981, com a denominação de “IBM 5150”.

Esse foi o alvorecer de uma nova era para a humanidade.

A expressão Personal Computer, ou Computador Pessoal, não é criação da IBM. Ela já era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o “Xerox Alto”, desenvolvido no PARC (Palo Alto Research Center).


O Xerox Alto, cujo monitor possuía uma orientação retrato.

Mas devido ao sucesso do IBM-PC, o que tinha sido um termo genérico, passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.

Desta forma, nos referimos até hoje aos computadores pessoais pela sigla “PC”.

O mais interessante é que a IBM nunca demonstrou muito interesse pelo seu IBM-PC, tanto que no segundo trimestre de 2005 acabou vendendo sua divisão de PC´s para o “Lenovo Group” da China, que assim assegurou os direitos de produção dos computadores pessoais com a marca IBM.

O computador pessoal representa um marco divisor de águas entre os grandes computadores usados por governos e empresas e o cidadão comum.

Hoje, equipamentos muito mais poderosos que o distante IBM-5150 estão em nossos lares levando-nos audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve...


Tags: Computador, internet, tecnologia, tablets, e-books, IBM-PC, PC






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais