Últimas notícias

Comentários

RSS
14.05.2015 | Opinião

O futuro somos nós que construímos

O futuro somos nós que construímos

Já se passaram dez anos e quase nada mudou nesse “peís”. Isso mesmo, “peís”, pois está cada vez mais difícil explicar para amigos que vivem fora daqui “Que país (ou peís) é esse?

No dia 14 de maio de 2005, um sábado há exatos dez anos, chegava às bancas do Brasil a edição número 1905 da Revista Veja. Na página 54, a matéria "O homem-chave do PTB" trazia a denúncia de um “suposto” esquema de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o que valeu na capa da revista a seguinte manchete: "O vídeo da corrupção em Brasília".

Assim vinha à tona o escândalo de corrupção que acabou conhecido como “Mensalão”.

Meu sentimento de dor pelo que aconteceu e continua acontecendo no cenário político de nosso amado e quase destroçado país, me leva a ter até mesmo, algumas vezes, vergonha de ser brasileiro.

Isso é muito triste.

Frequentemente sinto-me com aquele nariz vermelho e no meio de um picadeiro, que lamentavelmente é chamado de Brasil. Viramos chacota internacional.

É corrupção, corrupção e mais corrupção. Quando não é corrupção é insegurança, saúde deficitária, educação destroçada, e tudo de ruim que a corrupção e a incompetência governamental estão fazendo em nosso país.

Enquanto num país civilizado um julgamento ocorre em poucos dias, semanas ou até alguns meses, mas não passa disso, aqui no Brasil o negócio é ganhar tempo e contar com a falta de memória e bancar a vítima, e foi o que aconteceu.

Posso não ter a melhor das memórias, mas para palhaço eu não sirvo.

O ex-presidente Lula agora diz que o Mensalão teria sido pura invenção. As provas existentes seriam todas falsas e o STF, nosso Supremo Tribunal Federal, participou de uma grande conspiração para condenar vítimas inocentes de uma conspiração da mídia golpista e da direita (rsrsrsrs).

Só não podemos esquecer (eLLe esqueceu) que o então ainda presidente Lula, em reunião ministerial em 12 de agosto de 2005, declarou: "Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis. Indignado pelas revelações que chocam o país, e sobre as quais eu não tinha qualquer conhecimento"..."Não tenho nenhuma vergonha de dizer que nós temos de pedir desculpas. O PT tem de pedir desculpas. O governo, onde errou, precisa pedir desculpas".

Lula mudou radicalmente de opinião e agora afirma e reafirma que tudo não passou de uma conspiração para derrubar seu governo.

Antes ele não sabia de nada e teria sido traído, depois tudo não passou de uma conspiração.

Mas vamos em frente...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não decepcionou só a mim. Decepcionou muitos de seus próprios ‘companheiros de armas’ que não aceitaram as práticas adotadas por seu então todo poderoso Ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Muitos desses companheiros ou saíram da política ou do Partido dos Trabalhadores. Mas isso agora pouco importa.

Lula poderia ter poupado sua biografia de ser lembrado como o Presidente do Mensalão, que até já foi o maior esquema de corrupção política nesse país. Lamentavelmente, o “Mensalão” perdeu, e perdeu feio para o Petrolão, que a cada dia nos reserva mais alguma surpresa.

O pior é que já não sabemos qual o limite para esses canalhas achacadores do dinheiro público. Essa quadrilha que assalta o Brasil diariamente, não tem nenhum pudor; rouba de tudo e de todos. Saúde, educação, segurança, infraestrutura, enfim, tudo está no seu “cardápio” predador.

Existem dias que prefiro não lembrar disso. Não leio jornais, revistas, não escuto rádio ou assisto televisão, só para não ver essa sujeira que nos enoja.

Mas daí me dou conta de que não podemos fugir disso, de nossa responsabilidade como brasileiros. Temos que enfrentar essa corja nojenta, seja com a polícia, o ministério público, a justiça ou pelo nosso voto.

Sabemos que não podemos mudar o passado, pois tudo já aconteceu e sempre existirão versões e vitimizações, e tudo o mais que usarem para nos enganar e reescrever o passado.

Mas o futuro é outra história...

O futuro somos nós que construímos...


Tags: Mensalão, Roberto Jefferson, José Dirceu, corrupção, Lula, STF, petralhas, PT






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 21.09

  • Dia da Árvore
  • Dia da Tia
  • Dia de Santa Efigênia
  • Dia de São Mateus
  • Dia do Anjo Ieiazel
  • Dia do Atleta Paraolímpico
  • Dia do Fazendeiro
  • Dia do Segurado no Município
  • Dia Muncipal da Caminhada
  • Dia Mundial da Paz
  • Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência