Últimas notícias

Comentários

RSS
27.05.2015 | Opinião

Porque no te Callas

Censura

O ex-neoditador bolivariano Hugo Rafael Chávez Frías, quando “presidente” venezuelano, procurava de todas as maneiras aparecer na mídia internacional.

Suas atitudes, não muito recomendadas para um líder que se dizia democrático, iam desde xingamentos que lhe valeram um “por que não te calas” por parte do ex-Rei Juan Carlos da Espanha, até insinuar que a chanceler alemã Angela Merkel simpatizava com o nazismo.

Este comportamento do “mui amigo” companheiro Hugo Chávez, acabou por isolá-lo de diversos líderes mundiais, inclusive muitos de seus antigos amigos ou aliados. Mas isto é outra história que só o tempo realmente irá esclarecer.

O triste é que a "Esquerda Festiva" brasileira, vê em Chávez um grande líder democrático, da mesma maneira que defende o também democrático líder da Coreia do Norte (ou seria Coreia da Morte) Kim Jong-un.

Mas vamos em frente...

A liberdade de imprensa é um dos princípios básicos pelos quais um Estado Democrático e de Direito assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

A liberdade de imprensa é fundamental para que a democracia não seja a de uns, e sim de todos. Algo que respeito profundamente, inclusive aceitando tranquilamente e publicando a opinião de quem discorda de minhas opiniões.

Um minuto antes da meia-noite de domingo, 27 de maio de 2007, após 53 anos de exibição no canal 2, a emissora mais antiga da televisão venezuelana saiu do ar.

Sob fortes protestos nas ruas da capital Caracas, a emissora privada de TV Radio Caracas Televisión (RCTV) deixou de transmitir sua programação em sinal aberto às 23h59, por não ter sua concessão de frequência estatal renovada pelo governo chavista.

O canal de televisão estatal chamado Televisora Venezolana Social (TVes) ocupou o canal 2 dez segundos após o último sinal da RCTV ser transmitido.

Na época, o então lider bolivariano, alegava que a RCTV tinha atuado contra ele durante a tentativa de golpe que sofreu em 2002.

Ao que parece a memória do ex-presidente venezuelano não era muito boa, mal que afeta a grande maioria de sues seguidores. Chávez nunca foi nenhum santo, tampouco adepto da democracia. Foi protagonista de quarteladas para derrubar governos eleitos pelo povo e gostava muito do sabor dos poderes ditatoriais.

Na Venezuela ser jornalista é uma profissão de alto risco para aqueles que ainda teima, mesmo sem Chávez, ter uma opinião livre naquele Estado em que a liberdade de expressão não é bem vista pelo governo ainda aquartelado no poder.

Vários jornalistas e opositores ao regime perpetrado por Hugo Chávez e seu sucessor Nicolás Maduro, perderam suas vidas ou desapareceram simplesmente por terem opinião. Outros tantos que discordam do regime lá existente, ou se calam, ou vivem no exílio.

A democracia e o verdadeiro Estado de direito só existem ao lado de um parceiro que até pode ser algumas vezes inconveniente para alguns, a imprensa livre.

Aqui no Brasil existem muitos admiradores de Chávez e do ministro do Povo e da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, criador da célebre frase: uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade.

Mentir e calar as vozes discordantes são os ideários desta gente que só se usa "eventualmente" da democracia para chegar ao poder.

Volta e meia aqui em nosso amado PATROPI, surgem “ideias geniais” de controlar a imprensa, resumindo, calar a imprensa livre.

Espantosamente e para nossa surpresa e grande tristeza, os antes defensores da democracia e que "alegavam" lutar contra a ditadura em nosso país instaurada com Golpe Militar de 1964, mudaram radicalmente de opinião.

Quem quiser saber mais sobre o cerceamento ao trabalho da imprensa e a perseguição a jornalistas no mundo visite o site Repórteres Sem Fronteiras.

O certo é que jamais podemos esquecer que “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.


Tags: Chávez, chavismo, Venezuela, Nicolás Maduro, petralhas, ditadura, censura, RCTV






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 23.10

  • Dia da Aerofilatelia
  • Dia da Aviação e do Aviador
  • Dia de São Severino
  • Dia do Anjo Mumiah