Últimas notícias

Comentários

RSS
25.07.2016 | Opinião

Good drivers just drive

Good drivers just drive (Bons motoristas só dirigem).

O título é em inglês, mas o problema é recorrente e está em qualquer língua. Falo da violência no trânsito, que mata milhares de brasileiros todos os anos e cerca de 1,3 milhões de pessoas em todo o planeta.

Mais uma vez dei outra olhada no Relógio Mundial para pegar algumas informações que julgo importantes. Para quem não conhece, o Relógio Mundial é bem interessante e seus números são obtidos através de diversas fontes muito confiáveis.

Até agora, em 2016, nasceram pouco menos de 76 milhões de pessoas e morreram 32,18 milhões. O trânsito matou, até a noite deste domingo 24 de julho de 2016, pouco mais de 670 mil seres humanos. Repito novamente o que já escrevi em outras oportunidades: "Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a média anual de mortos no trânsito chega a 1,3 milhões de pessoas".

Vale lembrar que nas guerras morreram “apenas” pouco mais de 96 mil pessoas neste ano de 2016. Uma enorme diferença em relação aos mortos no trânsito mundial, não é mesmo.

A cada final de semana, a cada feriadão, fico angustiado com o que vai acontecer. Tem gente que acredita que tragédias só acontecem com os outros, e estes são os irresponsáveis que acabam gerando mais mortes no trânsito brasileiro.

São os mesmos que reclamam da EPTC, das polícias rodoviárias, dos bafômetros, da fiscalização de velocidade, e inventaram a tal da indústria da multa, pois querem mesmo é a impunidade.

São os mesmos que numa via onde o limite de velocidade é de 60 Km/h, andam a 100, 120, ou quem sabe estão atrasados para alguma reunião importante e trafegam a módicos 183 Km/h (lembram!!!). Além disso, dos dias de chuva, observo muitos "dementes" em alta velocidade, muito acima do permitido em dias normais. Praticantes de "roleta russa" que também podem nos atingir.

São também os mesmos que elogiam o primeiro mundo mas por aqui se comportam da pior maneira possível, pois a culpa é sempre dos outros.

O meu grande amigo e professor de inglês Roberto Henry Ebelt, que também é colunista neste site, me enviou certa ocasião um e-mail com alguns vídeos que passo a compartilhar com vocês.

Estes vídeos falam por si só.

Good drivers just drive (Bons motoristas só dirigem).

Acidentes não acontecem sozinhos. Carros e motos não matam ninguém.

O responsável pelas mortes, na maioria das vezes, é o mau condutor.

PS.: Outra praga terrível, é o péssimo hábito do uso do telefone celular ao volante, algo incompatível e que causa outras tantas tragédias.


Tags: trânsito, desastre, acidente, Dpvat, OMS, Dnit, celular, smartphone






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 26.05

  • Dia de N. Sra. de Caravaggio
  • Dia de São Filipe Néri
  • Dia do Revendedor Lotérico
  • Dia Nacional do Combate ao Glaucoma
  • Dia Nacional do Museu