Últimas notícias

Comentários

RSS
05.04.2017 | Opinião

Não sejamos cúmplices

Um povo que elege corruptos não é vítima, é cúmplice!

Há algum tempo atrás estivemos conversando sobre uma ficcional viagem Rumo à Marte, o Planeta Vermelho, que nem tão ficcional é. Vários países se preparam para essa e outras grandes missões no espaço, como o caso da base lunar que a China está preparando.

Essa jornada à Marte, nada mais é do que uma visão pessoal que tenho de como a história nos ensinou a lidar com adversidades, executar projetos e pensar no futuro de forma planejada, evitando “dar chance ao azar”.

Lembrei da importância de aprendermos com nossos erros e, quando acontecerem, estarmos preparados para errar rápido.

Missão, Visão e Foco não são meras palavras e frases para serem colocadas em cartazes pela empresa ou em material publicitário. As pessoas que compõem as organizações devem compreender e se engajar no seu significado.

Além disso, valores éticos e morais claros, objetivos e perfeitamente alinhados com o pensamento da sociedade, são fundamentais para a sobrevivência das organizações.

Lembrei (na viagem à Marte) que o mundo vivenciava (e ainda vivencia) uma crise econômica que enquanto já se distancia dos países do primeiro mundo que tomaram medidas duras e responsáveis para superar esse episódio, atingiu em cheio o Brasil, não como uma “marolinha”, como afirmou certa vez nosso ex-presidente Lula, mas de forma mais contundente, causando danos inimagináveis à nossa economia e tudo o mais relacionado ao nosso desenvolvimento.

De DESEMPREGO, nem é bom falar; a incomPeTência administrativa e corruPTocracia nos levaram a um patamar onde quase 14 milhões de brasileiros estão desempregados. Isso não é ficção, é a mais pura realidade.

O mais preocupante é que essa crise tinha sido varrida para “baixo do tapete”, o que também nos mostra até que ponto a incomPeTência se mistura com a falta de escrúpulos de nossos agentes políticos.

Tudo vale para se ganhar uma eleição.

Mentir, enganar, ludibriar, tudo o que for imaginável, inclusive buscar recursos financeiros de maneira “obscura”, para não usar outro termo.

Já nas “alianças” fisiológicas, nem se fala. Um horror, uma vergonha.

Lamentavelmente continuamos presenciando em nosso país uma crise de valores éticos e morais sem precedentes, algo “nunca visto nesse peís” (rsrsrs).

Lembremos que em nosso passado recente até mesmo “apoiamos” um Golpe Militar.

Sim, a sociedade brasileira apoiou o Golpe Militar de 1964, ou revolução ou até contrarrevolução, como alguns chamam o episódio. João Goulart, o Jango, foi “apeado” do poder e deu no que deu.

Ainda acredito na democracia e acho que a sociedade possui um instrumento notável para efetuar mudanças, o VOTO.

Sim, o VOTO.

Que me desculpem os incrédulos, mas esse ainda é o melhor instrumento de mudança. Qualquer outro meio é temerário.

Observamos atentos mais uma “maracutaia” que está sendo gestada no Congresso Nacional para livrar os políticos corruptos da cadeia, que é o seu lugar.

Reforma política e eleitoral com mudanças de regra criando uma tal de LISTA FECHADA.

Cada partido vai colocar nos primeiros lugares de sua LISTA, os donos da legenda. Democracia partidária, que já é difícil em muitas agremiações, vai virar ficção.

As "raposas velhas" vão se eternizar no comando partidário e nas LISTAS, garantindo seus feudos à cabresto.

Qualquer modificação no sistema político-eleitoral deve vir para melhorar e aprimorar o que temos, e não para garantir “cadeiras cativas” vitalícias.

Não podemos esquecer da máxima que já corre nas ruas do Brasil:
Um povo que elege corruptos não é vítima, é cúmplice.

Depois não adianta reclamar.

Fiquemos de olhos abertos e muito, mas muito atentos...


Tags: Corrupção, STF, Petrobras, Lava-jato, Dilma, petralhas, congresso, Graça Foster, PT, Partido dos Trabalhadores, eleições, caixa dois, eleições






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo