Últimas notícias

Comentários

RSS
17.05.2017 | Opinião

Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet - 17 de maio

A Internet, essa grande rede, é muito mais que um conglomerado de redes em escala mundial de milhões e milhões de computadores e outros aparelhos móveis interligados pelo protocolo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

Ela é muito mais do que podemos imaginar no presente e no futuro, pois tudo que se possa dizer sobre o que vem por aí pode estar subestimando seu poder e velocidade de crescimento.

Qualquer coisa que se fale sobre este incrível mundo virtual não vai passar de mera especulação, pois nem o melhor e mais visionário escritor de ficção científica pode imaginar onde isso vai chegar.

Isso me faz lembrar quando “Bob Frankenberg”, um dos principais executivos da área de tecnologia da informação e da comunicação disse:

Ou você é alguém@algum_lugar.com ou você não é nada.

Quando Frankenberg disse sessa frase ele ainda estava na Novell, que já deteve grande parte do mercado de redes de computadores, não imaginava a velocidade com que o futuro ia nos “atropelar” na dita “era da Internet” e na comunicação instantânea e global.

A internet, a chamada mídia de todas as mídias, revolucionou não só as comunicações, mas os costumes, abrindo caminhos e derrubando fronteiras antes intransponíveis.

Por este fato e pelo seu incalculável poder global, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciava durante um ato solene em Madri, na Espanha, em 19 de janeiro de 2006, que estabelecia a realização do Dia Mundial da Internet a cada 17 de maio.

Assim, hoje, dia 17 de maio, comemoramos essa data tão especial que é comemorada conjuntamente com os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações, englobados no Dia Mundial da Sociedade da Informação.

Os números da internet crescem assustadoramente. Para uma população mundial estimada em 7.519.028.970 pessoas (mar/2017), dados da Internet World Stats dão conta que 3.731.9732.423 tinham acesso à internet em 31 de março de 2017, o que representa 49,6% de toda população mundial.

Em 31 de dezembro de 2000 éramos apenas cerca de 361 mil internautas, o que representa um crescimento entre o ano 2000 e 2017 de 933,8 %.

No Brasil somos cerca de 131,1 milhões de internautas, algo como 67,5% de nossa população. É muita gente para uma população estimada ao redor de 206 milhões de pessoas.

Como já disse, qualquer previsão sobre o futuro da internet é puro “chute”. Nos anos que acompanho o crescimento desta nova e poderosa mídia, todas as previsões falharam, e para baixo.

O certo é que nós temos o privilégio de viver neste novo mundo, onde podemos comemorar o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Internet, data tão significativa para a humanidade, que marca o surgimento de uma nova era em que realmente vivemos numa Aldeia Global.

Agora é esperar e ver o que o futuro ainda nos prepara...


Tags: Internet, www, banda larga, redes sociais, tecnologia, informática






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 17.01

  • Dia da Penitência
  • Dia de Santa Margarida