Últimas notícias

Comentários

RSS
30.10.2017 | Opinião

A Guerra dos Mundos

Orson Welles em Guerra dos Mundos

Parecia mais uma noite normal, naquele dia 30 de outubro de 1938, até que a rede de rádio CBS (Columbia Broadcasting System) interrompeu sua programação musical para noticiar uma suposta invasão de marcianos.

A "notícia em edição extraordinária", na verdade, era o começo de uma peça de radioteatro, que não só ajudou a CBS a bater sua rival, a NBC, como também desencadeou pânico em várias cidades norte-americanas.

"A invasão dos marcianos" durou apenas uma hora, mas marcou definitivamente a história do rádio.

O então jovem e quase desconhecido ator e diretor Orson Welles, com apenas 23 anos, produziu um programa de rádio tão autêntico que a maioria dos ouvintes acreditou tratar-se de uma aterrissagem real de extraterrestres nos Estados Unidos.

Dramatizando o livro de ficção científica "A Guerra dos Mundos", do escritor inglês Herbert George Wells, o programa relatou a chegada de centenas de marcianos a bordo de naves extraterrestres à cidade de Grover's Mill, no Estado de Nova Jersey.

O jornal Daily News resumiu na manchete do dia seguinte a reação ao programa: "Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos".

A dramatização foi transmitida às vésperas do Halloween (dia das bruxas), em forma de programa jornalístico e tinha todas as características do radiojornalismo da época, às quais os ouvintes estavam acostumados.

Reportagens externas, entrevistas com testemunhas que estariam vivenciando o acontecimento, opiniões de peritos e autoridades, efeitos sonoros, sons ambientes, gritos, a emoção dos supostos repórteres e comentaristas.

Tudo dava a impressão de o fato estar sendo transmitido ao vivo. Era o 17º programa da série semanal de adaptações radiofônicas realizadas no Radioteatro Mercury por Orson Welles.

A CBS calculou, na época, que o programa foi ouvido por cerca de seis milhões de pessoas, das quais metade o sintonizou quando já havia começado, perdendo a introdução que informava tratar-se do radioteatro semanal.

Pelo menos 1,2 milhão de pessoas acreditou ser um fato real.

A fictícia invasão dos marcianos não só tornou Orson Welles mundialmente famoso como é, segundo cientistas de comunicação, "o programa que mais marcou a história da mídia no século 20".

Vale a pena conferir e assistir ao documentário Além da Guerra dos Mundos do History Channel. A dramatização do Radioteatro Mercury dirigido por Orson Welles. começa aos 19m20s.


Tags: marcianos, invasão, radioteatro, Roberto Marinho, Rede Globo, Orson Welles, Rosebud, Cidadão Kane, Guerra dos Mundos, rádio, CBS






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo