Últimas notícias

Comentários

RSS
29.01.2018 | Opinião

Bye Bye Brasil

Palácio da Cultura e Ciência em Varsóvia, na Polônia

Segundo a Receita Federal, declarações de saída definitiva aqui do Brasil saltaram 81% nos últimos três anos.

O Brasil do Futuro, parece não ser aquele imaginado nos anos 70 pelo então Ministro dos governos militares, Delfim Neto.

Sou de uma geração que esperava que o Brasil mudasse, mudasse para melhor.

Uma melhor distribuição de renda, mais oportunidades para todos, principalmente para os jovens, saúde, educação, segurança, infraestrutura, e tudo o mais que um país como o nosso merecia, se não tivesse caído nas mãos de uma quadrilha de crápulas que assaltam o bolso da nação todos os dias.

A corruPTocracia tomou conta de todas as esferas de governo, envolvendo todos os partidos. Não sobra um...

Isso me entristece profundamente, pois essa corja que se adonou de nosso país (ou seria “peís”), não só nos enganou, como roubou nossa esperança de dias melhores. O triste é a constante vitimização desses ladrões, que muitos insistem em transformá-los em mártires.

Nós, os mais antigos (ou velhos), ainda aguentamos no tranco, mas os jovens não têm paciência com essa corja de bandidos. A desilusão da juventude não perdoa.

Vou tocar num tema pessoal, que me atingiu no fundo de minha alma, bem dentro de meu coração.

Sabemos que todos os jovens, até mesmo nós, em algum momento de nossas vidas, procuramos alçar novos voos. Trabalhar noutra cidade, em outro estado ou até mesmo em outro país. Isso é normal. É coisa de jovem.

Mas quando percebemos nossos filhos procurando “viver” o restante de suas vidas e carreiras fora de nosso país, isso é bem diferente.

É um sentimento de desânimo, de derrota com o que lutamos para fazer em nosso país. Uma democracia séria, honesta, e com oportunidades para todos.

No último domingo (28), meu filho mais novo e minha nora, partiram do Brasil buscando novos rumos, novas oportunidades. Embarcaram para a Polônia, onde vão trabalhar, terminar seus estudos, e seguir um novo rumo. Nada às pressas. Tudo muito bem planejado e organizado.

Eles estão voltando ao continente de que nossos antepassados migraram lá por 1890, buscando hoje o mesmo que meus tataravôs buscavam aqui no Brasil.

Nos últimos meses, enquanto se preparavam para essa jornada ao Velho Continente, meu filho e nora estudaram muito sobre a cultura europeia, em especial a cultura polonesa. Meu filho se apaixonou pela Polônia, e com ele, eu também me apaixonei.

Minha dor pela distância física que vai nos separar, é consolada e substituída pela felicidade desses dois jovens que se amam e buscam dias melhores.

Vejo que isso não aconteceu só comigo ou minha família. Várias famílias veem seus filhos retornando ao Velho Continente, ou outros destinos, onde valores éticos e morais, bem como a qualidade de vida, superam aquilo que um dia sonhamos que virasse realidade em nosso amado Brasil.

O triste mesmo não é a distância que vai me separar de um de meus filhos, ou que separa várias famílias de seus entes queridos que buscaram outros países como morada.

O triste é que a cada dia que passa perco mais a esperança de que o Brasil lave sua alma e consiga entregar aos “seus filhos” um país mais justo, com qualidade de vida exemplar e livre de nossa pior chaga, a praga da corrupção.

Por enquanto é “Bye Bye Brasil”.


Tags: corrupção, emigração. esperança, corruptocracia, lava Jato






Opinião do internauta

  • H.B.Martins (advogado) (29.01.2018 | 20.40)
    Infelizmente vivemos esta realidade caro cronista. Infelizmente também é identificar o quão difícil é se imaginar nosso futuro. Não o vejo muito próximo. Me mostro pessimista, justo pelo tampo já passado em que dito ministro dizia ser o Brasil o Pais do futuro. Meio século decorreu e isto não aconteceu, ao contrário. Não vejo este futuro muito próximo, repito, sequer para a geração de nossos filhos Pois o tempo é uma "solução de mercúrio" Pois solto, é ágil e imperceptível como este elemento. Para quem pode "bye bye Brasil" talvez seja a única solução. Grato pelo espaço.

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 21.11

  • Dia da Apresentação de Nossa Senhora
  • Dia da Homeopatia
  • Dia das Saudações
  • Dia do Anjo Seheiah
  • Dia do Município Brasileiro
  • Dia Mundial da Televisão