Últimas notícias

Comentários

RSS
31.01.2018 | Opinião

Um dia muito especial

Eu e meu mano Oscar em frente a nossa casa no Imbé. Acho que no verão de 1964.

O comentário de hoje deveria, originalmente, ser publicado na segunda-feira passada, dia 29 de janeiro.

Nesse dia publiquei o comentário "Bye Bye Brasil", onde falo da ida de meu filho e minha nora para a Polônia. Eles já chegaram, estão bem e felizes após atravessarem o Atlântico na madrugada de 28 para 29 de janeiro (domingo e segunda-feira).

Mas vamos lá...

O dia 29 de janeiro é o 29º dia do ano no calendário gregoriano, faltando 336 dias para acabar o ano, sendo 337 em anos bissextos, o que não ocorre nesse ano de 2017.

Foi neste dia que em 1890 o Equador e Estados Unidos reconhecem a recém criada República do Brasil.

Foi também neste dia que em 1942 foi homologado o Protocolo do Rio de Janeiro que estabeleceu fronteiras provisórias entre o Equador e Peru.

No dia 29 de janeiro de 1943 os presidentes Roosevelt, dos EUA, e Getúlio Vargas, do Brasil, se encontram na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Tratam, entre outros assuntos, do envio de tropas brasileiras para combater na Europa contra o Eixo.

Os estúdios Disney lançam o longa-metragem “A Bela Adormecida”, clássico dos desenhos animados, também em um dia 29 de janeiro, desta vez no ano de 1959.

Nesse mesmo dia em 1964 era lançada a “delirante” e “genial” comédia de humor negro de Stanley Kubrick "Dr. Strangelove" ou, no Brasil, "Dr. Fantástico" que teve a hilária participação do ator britânico Peter Sellers.

E assim diversos outros eventos históricos com maior ou menor importância ocorreram num dia 29 de janeiro.

Neste dia também nasceram importantes figuras da história como o humorista norte-americano W. C. Fields em 1880; em 1895 nasceu Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (Barão de Itararé), jornalista e articulista brasileiro; em 1926 nascia Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon em 1948 e 1949; em 1950 nascia Jody Scheckter, ex-piloto de Fórmula 1 sul-africano; em 1954 nascia Oprah Winfrey, apresentadora de televisão e atriz norte-americana; e tantas outras pessoas que fizeram ou fazem história nasceram num dia 29 de janeiro.

Para a maioria das pessoas, 29 de janeiro pode parecer igual ou pouco diferente dos outros dias do mês ou do ano, mas para mim, minha mãe, a professora Mafalda Orlandini, e meus familiares, essa data tem um significado muito especial.

Foi neste dia, que por obra de meus pais Ney Alves Pereira e Mafalda Orlandini Pereira, vinha ao mundo o meu irmão Oscar Orlandini, um belo nenê, mas há controvérsias. Isso é alegação da Mafalda, pois, mãe é mãe. Particularmente e modéstia à parte já acho que eu sou mais bonitinho (rsrsrsrs).

Mas vamos lá...

Na segunda-feira, 29 de janeiro de 2018, meu irmão Oscar completou mais um ano de vida.

A Mafalda (Mafaldinha para os íntimos), nossa mãe, que é cronista aqui no site www.RicardoOrlandini.net, tem nos levado em suas crônicas a uma viagem pelo passado e as coisas boas que marcaram e marcam nossas vidas.

Para mim e meu irmão Oscar, que perdemos nosso pai muito cedo, nossa querida mãe tem um significado ainda mais especial. Suas lembranças desses momentos nos fazem muito bem.

Como sempre digo, a coisa mais importante na vida da gente são as pessoas que nos são queridas, em especial nossos familiares e amigos mais íntimos.

Meu irmão, meu único irmão, é muito especial para mim.

Além de ser meu mano mais velho, ele sempre me ajudou e aconselhou em momentos difíceis ou conturbados de minha vida.

Foi ele também que me incentivou e “bancou” minha preparação para o vestibular em 1981, que resultou em vitória. Passei na UFRGS e na PUC. Assim, devo meu curso superior, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao apoio de meu querido irmão Oscar. Isso é só um pequeno exemplo do que ele fez por mim.

Oscar!

Mais uma vez um grande beijo no teu coração de todos aqueles que te amam.

Um 2018 repleto de realizações para todos nós.


Tags: Mafalda, Orlandini, Oscar Orlandini






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 17.02

  • Dia de Sete Santos Fundadores dos Servitas
  • Dia do Patrimônio Histórico (Brasil)