Últimas notícias

Comentários

RSS
14.09.2018 | Opinião

O silêncio dos bons

O silêncio que alimenta o mal

Dá-se o nome de hoax ("embuste" numa tradução literal, ou simplesmente “farsa”) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Muita gente acredita e acaba passando adiante, e daí vira “verdade” e dá no que dá. Hoje tudo isso também é conhecido como “fake news”, notícias falsas que se espalham como rastilho de pólvora, destruindo reputações de gente séria, que nunca mais serão as mesmas depois desse tipo de difamação.

Como se não bastasse tudo isso, que já incomodava e enchia de lixo nossos e-mails e mensagens nas redes sociais, as batalhas ideológicas, chegam a absurdos que não sei como são replicadas sem o mínimo filtro ou checagem.

A coisa é tão triste, que têm gente acreditando que “vacina” faz mal a saúde. E não é só aqui pelo PATROPI. Gente de países desenvolvidos fez viralizar nas redes boatos falsos sobre a vacinação. Resultado: pessoas, em especial crianças, não tomaram as vacinas necessária e morreram por falta de prevenção.

Mas vamos em frente.

Como tenho o meu lado “jornalista”, sempre procuro checar as notícias e informações que posto ou compartilho.

Há algum tempo atrás apareceram notícias de fontes fidedignas, entre elas a NASA, que o Brasil seria arrasado por um tsunami. Colocaram até o link da matéria.

Já a guerra ideológica dos que são contra, a favor ou, muito antes pelo contrário, chegam a ser surreais. Já não aguento mais.

Como já escrevi mais de uma vez, lugar de corrupto é na cadeia, e pouco me importa se ele é membro do PT, MDB, PSDB, PP, ou seja, lá qual for o partido desse (ou dessa) canalha.

Mas vamos lá, pois estou aqui só para chamar a atenção do quanto é importante checarmos a veracidade de informações que postamos ou compartilhamos.

O célebre propagandista do nacional socialismo alemão, Paul Joseph Goebbels, é o autor da célebre frase: “uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade”.

O ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler faz escola até hoje nos quatro cantos do mundo, e o que mais me surpreende, é a facilidade com que as pessoas acreditam no que está circulando na grande rede mundial de computadores.

Na própria rede, no próprio Google ou no Bing, podemos verificar a veracidade de uma informação, um texto atribuído a um determinado autor ou fonte.

Mas, tristemente, a maioria das pessoas simplesmente repassa, dando continuidade a uma “corrente do mal” que pode ser devastadora.

Há algum tempo atrás assisti mais uma vez a um filme chamado Tomorrowland , que no Brasil levou um subtítulo “Um Lugar Onde Nada é Impossível”, que pelo menos têm algo a ver com o enredo da história.

Nesse filme produzido pela Walt Disney Pictures, num determinado momento se passa o seguinte diálogo:

Havia dois lobos e eles sempre estavam lutando...
Um é a escuridão e o desespero.
O outro é luz e esperança.
Qual lobo vence?
Vence o lobo que você alimenta.

Toco nesse tema para chamar a atenção de que tudo que acontece, acontece por nossa decisão (ou falta dela), pelo nosso “livre arbítrio”.

Algumas pessoas são mais críticas e ativas, não permitindo que inverdades sejam ditas, ou que a “mentira” prevaleça sobre a “verdade”.

Como disse certa vez Albert Einstein:

“O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada”.

A nossa passividade é que nos leva muitas vezes a se comportar como avestruzes, enterrando nossa cabeça na terra. Esse nosso comportamento é o grande responsável por muita coisa de ruim que acontece nesse mundo.

Não podemos confundir “funda com barafunda”, “autoridade com autoritarismo”, “liberdade com libertinagem”, “democracia com bagunça”, e tudo o mais que estamos assistindo em nosso país e até mesmo no mundo.

A corruPTocracia impregnada em nossos governos incompetentes, tenta, através de propaganda e mentiras “mil vezes ditas”, nos convencer de que a mídia golpista, a PF, o MPF e a PGR conspiraram e inventaram o mensalão, o petrolão, e tudo o mais de podre que emergiu até agora do “iceberg” que estava escondido nas entranhas do Estado brasileiro.

Mas nada que é ruim dura para sempre.

Os brasileiros, na sua grande maioria, mudaram sua postura. A ficha caiu!

Jamais poderemos esquecer que nosso silêncio frente às injustiças, frente à violência, frente aos descaminhos e a corrupção, alimentam e permitem a sobrevivência dos fanáticos e corruptos.

CorruPTocratas de toda ordem, como religiosos, terroristas ou políticos inescrupulosos, que se alimentam do nosso silêncio.

            O silêncio dos bons alimenta o mal.
            Pensem nisso, pois depois pode ser tarde demais.

Chegou a hora de alimentarmos o “lobo certo”, o “lobo do bem”, da honra, da honestidade e da verdade. Um lobo que lute realmente pelo bem do Brasil e acabe com os corruPTocratas que sugam nossa “Pátria Amada”.

E como sempre digo...

Lugar de ladrão e de corrupto é na cadeia.

Agora em outubro teremos faxina no nosso arraial, e das grandes.

Procure informações de fontes seguras, pesquise, converse com familiares e amigos.

Escolha com muita calma e cautela quem vai merecer teu voto.

Eleja gente digna e de confiança. Eleja quem realmente pense num Brasil melhor e não em assaltar mais uma vez os cofres da Nação.

Nossa melhor arma nessa faxina tão necessária é o voto.

Vote consciente, vote certo, vote contra a corrupção e pelo bem do Brasil.

Diga não à corrupção.


Tags: corrupção, Lula, Dilma, Michel Temer, Lava Jato, PT, petralhas, PMDB, PP, PSDB, eleições






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 21.09

  • Dia da Árvore
  • Dia da Tia
  • Dia de Santa Efigênia
  • Dia de São Mateus
  • Dia do Anjo Ieiazel
  • Dia do Atleta Paraolímpico
  • Dia do Fazendeiro
  • Dia do Segurado no Município
  • Dia Muncipal da Caminhada
  • Dia Mundial da Paz
  • Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência