Últimas notícias

Entrevista

RSS
30.03.2009

Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio

Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, nos fala sobre medidas na saúde e educação para o seu município e sobre a extensão do Trensurb.


Alô amigos do ricardoorlndini.net está conosco o prefeito Gilmar Rinaldi, de Esteio. Prefeito, duas preocupações dos prefeitos, mas da população de qualquer cidade no Brasil: educação e saúde. Como é que o senhor está tratando isso em Esteio?

Nós estamos num processo de qualificação da gestão da saúde aqui no nosso município, integrando a rede básica com o sistema hospitalar, ampliando o horário dos postos de saúde, as equipes do médico de saúde da família e também descentralizando os exames, que hoje são centralizados. Nós estamos então oportunizando que o cidadão possa ser atendido pelo médico no posto de seu bairro e lá mesmo ele vai poder realizar o seu exame. Isso vai descentralizar, vai agilizar o serviço. Nós agora, a partir do próximo mês estaremos organizando um trabalho regional na área da saúde buscando um consórcio de saúde dos municípios aqui do Vale dos Sinos. Cada uma das cidades tem a sua potencialidade, os hospitais têm o seu perfil. Nós temos o HPS de Canoas que poderá atender, senão toda a população do Vale dos Sinos, uma grande parte, para que não precisemos, nos casos de trauma, ira até Porto Alegre. E nós então estamos identificando o perfil de cada um dos hospitais das nossas cidades para podermos equacionar e atender grande parte das demandas aqui na nossa região. Isso vai otimizar os serviços, vai possibilitar o melhor atendimento da população e também reduzir os custos, que nós também precisamos nos preocupar, porque as finanças dos municípios estão em queda. Então nós precisamos melhorar a gestão, manter o atendimento da população, mas também equilibrar as contas.

Fora a saúde, a outra questão é a educação?

Neste primeiro, primeiros meses do mandato, nós estamos então tomando uma outra iniciativa, que é a ampliação das vagas na educação infantil. Nós iremos ampliar mais de 500 vagas na educação infantil neste primeiro ano, através de convênios com instituições comunitárias e instituições particulares, o que está possibilitando, que já no início deste mandato, nós estamos zerando toda a demanda de famílias inscritas na educação infantil de zero a cinco anos. O que é um grande avanço, porque as pessoas estavam aguardando há dois, três anos a sua vaga nas famosas creches na educação infantil. E agora então nós estamos zerando esta demanda reprimida que tínhamos aqui na nossa cidade. Além disso, nós estaremos implementando neste ano programas no turno inverso, no contra turno escolar, em praticamente todas as escolas da rede municipal com atividades de cultura, de esporte, de lazer, atividades de inclusão digital. E queremos também evoluir para cursos profissionalizantes para os nossos jovens. Isto também irá contribuir na evolução da qualidade do nosso ensino aqui no nosso município.

Prefeito, uma última questão. Nós temos aqui uma região extremamente integrada. Pessoas moram em Esteio e trabalham em Canoas, trabalham em Canoas e vivem em Cachoeirinha, moram em Porto Alegre e estudam em São Leopoldo. Outros moram em Novo Hamburgo e trabalham em Viamão. Existe toda uma integração desta região e temos o Trensurb com obras novas, com uma ampliação até Novo Hamburgo e quiçá com a Copa do Mundo vindo para o Rio Grande do Sul, para Porto Alegre, uma grande obra de integração por trem. Um anel no entorno dessas cidades junto à Porto Alegre, na Grande Porto Alegre. Como é que o senhor vê esta integração?

Esta integração é fundamental porque a Região Metropolitana é uma região conurbada, as pessoas, como você estava dizendo, estudam numa cidade e moram na outra, trabalham em uma não é. E tem toda esta circulação do fluxo de mais de cem mil pessoas diariamente. Com a expansão do Trensurb para Novo Hamburgo nós estaremos tendo uma grande alternativa de transporte de massa, um transporte qualificado, um transporte acessível para a população também de baixa renda. Além disso, o que é fundamental é que todas as cidades busquem integração com o metrô, a qualificação do seu sistema de trânsito e transporte e também que os municípios se unam cada vez mais para lutar pela implementação da rodovia alternativa, BR-448, que será fundamental para todas as cidades da Região Metropolitana.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.04

  • Dia Nacional da Botânica
  • Dia do Terceiro Mundo
  • Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária
  • Dia de Santo Aniceto

Agenda do dia - 17.04

  • 18:00 às 00:00 Jantar no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121
  • 22:30 às 23:00 Programa PontoNet (inédito) na POATV Canal 6 da Net em Porto Alegre