Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de Maio de 2008.

O ciclone Nargis devasta a costa sul de Mianmar vitimando mais de 77 mil pessoas

O ciclone Nargis próximo de atingir a costa de Mianmar em 1º de maio de 2008.

A tempestade ciclônica muito severa Nargis (designação do JTWC: 01B; também conhecido simplesmente como ciclone Nargis) foi um intenso ciclone tropical que causou o pior desastre natural na história de Mianmar. Nargis é o ciclone tropical dotado de nome que provocou mais mortes na bacia do Oceano Índico norte. Considerando-se todo o mundo, Nargis é o segundo ciclone tropical dotado de nome em número de mortos, somente atrás do tufão Nina, em 1975. Nargis formou-se em 27 de abril de 2008 durante a temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2008 e causou intensa devastação ao longo do delta do rio Irauádi, em Mianmar, uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. O governo mianmarense declarou cinco regiões, as divisões de Yangon, Ayeyarwady e Bago e os estados de Mon e Kayin, como áreas de desastre. Nargis é o primeiro ciclone tropical da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2008.

O ciclone tropical formou-se no sudeste do Golfo de Bengala em 27 de abril de 2008, a aproximadamente 750 km a sudeste de Chennai, sudeste da Índia, locomovendo-se inicialmente para noroeste. No entanto, Nargis começou a seguir para leste e posteriormente para nordeste e lés-nordeste, intensificando-se gradualmente, até que em 1º de maio, o ciclone Nargis intensificou-se rapidamente, atingindo o pico de intensidade com ventos máximos sustentados de 215 km/h, intensidade equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, antes de se enfraquecer ligeiramente e atingir a costa de Mianmar com ventos de 195 km/h. Nargis cruzou todo o delta do rio Irauádi antes de seguir para nordeste e se dissipar na região montanhosa da fronteira entre Mianmar e Tailândia.

A maré de tempestade, de aproximadamente 3,5 metros de altura, causou danos severos nas regiões ao longo da costa mianmarense, causando devastação na região do delta do rio Irauádi, principalmente na agricultura. Segundo a junta militar que governa o país, até 8 de junho, tinha-se confirmado 77.738 fatalidades, sendo que outras 55.917 pessoas ainda estavam desaparecidas. Além disso, outras 3 fatalidades foram relatadas em Sri Lanka durante os estágios iniciais do ciclone. Isso faz de Nargis o pior ciclone tropical desde o ciclone em Bangladesh em 1991 e o pior desastre natural desde o maremoto de 2004. Os prejuízos totais causados por Nargis são estimados em aproximadamente $10 bilhões de dólares, fazendo de Nargis o ciclone tropical que provocou mais perdas econômicas nesta região do mundo. Além disso, a intervenção da junta militar em se recusar inicialmente a ajuda internacional e a venda de donativos internacionais no mercado negro agravou a situação das vítimas, que chegam a 2,5 milhões de pessoas.

A partir de 1º de maio, Nargis começou a se intensificar-se rapidamente com a melhora da exaustão radial de altos níveis devido à aproximação de um cavado de médias latitudes. Um olho pequeno e irregular ficou visível em imagens de satélite no canal visível e o ciclone tropical atingiu seu pico de intensidade com ventos máximos sustentados de 215 km/h, intensidade equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, e seu olho ficou mais bem definido, embora pequeno, com apenas 19 km de diâmetro.

Por volta do 12:00 (UTC) de 2 de maio de 2008, Nargis fez landfall no Cabo Puriyan, região do delta do rio Irauádi, Mianmar. Durante a noite (UTC) de 2 de maio, o Departamento Meteorológico da Índia desclassificou Nargis para uma tempestade ciclônica severa. No entanto, mesmo sobre terra, Nargis enfraquecia-se lentamente devido à proximidade com a costa. Durante a madrugada de 3 de maio, o Departamento Meteorológico da Índia emitiu seu aviso final sobre o sistema. No entanto, o JTWC continuou a emitir avisos regulares sobre Nargis até a tarde daquele dia, quando o ciclone começou a seguir para nordeste como resposta à aproximação de um cavado de médias latitudes e pela rápida dissipação do ciclone sobre o terreno montanhoso na região fronteiriça entre Mianmar e Tailândia. O Laboratório de Pesquisas Navais da Marinha dos Estados Unidos da América continuou a seguir a área de baixa pressão remanescente de Nargis até a madrugada (UTC) de 4 de maio, quando o sistema dissipou-se completamente sobre os terrenos montanhosos da região leste de Mianmar.

Fonte: Wikipédia


Tags: ciclone, Mianmar, tragédia, furacão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.05

  • Dia de São João Batista de Rossi
  • Dia do Soldado Constitucionalista (São Paulo)
  • Dia Internacional das Comunicações Sociais
  • Dia Mundial da Tartaruga
  • Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileiras
  • Dia Nacional de Lutas