Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de abril de 1945.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha)


Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) e ficam chocados ao verem as câmaras de gás e os fornos crematórios onde centenas de milhares de pessoas foram assassinadas.
O campo foi em grande parte evacuado pelos nazistas à medida que as tropas aliadas se aproximavam e foi finalmente libertado pelas tropas do 3° Exército norte-americano em 11 de Abril de 1945, tendo havido resistência mínima. Após 1945 o campo ficou sob a administração da antiga União Soviética, que ali manteve, por sua vez, 28 mil prisioneiros de guerra, entre os quais nazistas. Sete mil morreram por doenças e por inanição.
Matanças de prisioneiros de guerra tiveram lugar no campo e muitos prisioneiros morreram como resultado de experiências médicas ou foram vítimas de atos perpetrados pelas SS.
O campo foi também local do teste ilegal em grande escala de vacinas contra a epidemia do tifo em 1942 e 1943, ministradas a 729 prisioneiros, dos quais 280.

Tags: Buchenwald, nazismo, nazista, Segunda Guerra Mundial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.09

  • Dia de Luta Contra a Ataxia Dominante - Porto Alegre
  • Dia do Anjo Yelaiah
  • Dia do Auditor da Justiça Desportiva
  • Dia do Rádio e da Radiodifusão
  • Dia do Santo Herculano
  • Dia Nacional do Trânsito