Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Setembro de 2008.

O Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) de Genebra colocou em funcionamento, o maior artefato de pesquisa do mundo: o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider)

Grande Colisor de Hádrons

O Grande Colisor de Hádrons (em inglês: Large Hadron Collider) - LHC da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.

O LHC começou a ser construído em 1998 com a colaboração de mais de 100 países, conta com um túnel de 27 km de circunferência, ao custo de aproximadamente 7,5 bilhões de euros em 2010, está funcionando desde 10 de setembro de 2008. A primeira colisão entre prótons ocorreu em 30 de Março de 2010.

Fonte: Wikipédia


Tags: Grande Colisor de Hádrons, Large Hadron Collider, LHC, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, acelerador de partículas, CERN, prótons






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro