Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de outubro de 1962.

O “Santos FC” ganha o “Campeonato Mundial Interclubes”, ao derrotar o Benfica por 5 X 2 no Estádio Luz, em Portugal


O Campeonato/Taça Mundial de Clubes ou Mundial Interclubes corresponde a um título do futebol mundial, considerado como o maior galardão deste esporte no que diz respeito a clubes e associações.

Esta competição teve diferentes formatos e nomes: entre 1960 e 2004 era disputada entre o campeão da Taça Libertadores da América e o campeão da Copa dos Campeões da Europa, recebendo o nome de Taça Intercontinental entre 1960 e 1979 e Copa Européia/Sul-Americana Toyota entre 1980 e 2004.

Em 2000 surgiu o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, abrangendo representantes de todos os continentes. Em 2005 foi realizada sua segunda edição, desta vez substituindo a Copa Toyota, sendo disputada anualmente desde então.

O terceiro Campeonato Mundial de Clubes foi conhecido como Taça Intercontinental e ocorreu em 1962. Foi disputado em duas partidas entre o campeão europeu e o sul-americano para decidir qual seria o melhor clube de futebol do mundo daquele ano.

Nesse ano ocorreu a competição foi decidida entre clubes de dois países lusófonos: Brasil e Portugal.

O clube português Benfica apresentava-se como bicampeão da Liga dos Campeões da UEFA e como repetente dessa competição, buscando um título mundial. Já o Santos, participava pela primeira vez e foi o primeiro time brasileiro a vencer a Libertadores da América.

O Benfica vinha com uma goleada de 5 a 3 no pentacampeão europeu, o Real Madrid e apresentava grandes expectativas de vitória.

Já o Santos apresentava bons resultados contra o Peñarol: ganhou de 2 a 1 no primeiro jogo, perdeu o segundo por 3 a 2 e goleou o time uruguaio por 3 a 0 no jogo de desempate.

O Santos FC começou a disputar o título mais importante do futebol mundial em 19 de setembro de 1962, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Peixe enfrentou o Benfica (Portugal), vencendo a partida por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho.

A segunda partida aconteceu no Estádio Luz, em Portugal, em 11 de outubro. O ataque santista mais uma vez mostrou seu poder de fogo: Pelé marcou três gols e Coutinho e Pepe completaram a goleada por 5 a 2.


Tags: Pelé, Santos, Futebol, Benfica, Interclubes






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor