RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Lideranças de EUA e Irã se reúnem depois de 27 anos

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de Maio de 2007.

Lideranças de EUA e Irã se reúnem depois de 27 anos


Depois de romperem relações diplomáticas formais em 1980, devido à chamada crise dos reféns, Estados Unidos e Irã se reuniram, em Bagdá, para a primeira série de conversas envolvendo o alto escalão dos dois países em quase três décadas.

Os embaixadores Ryan Crocker, dos Estados Unidos, e Hassan Kazemi-Qomi, do Irã, encontraram-se na casa do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Foram quatros horas de reunião entre as lideranças. Crocker disse, ao final da reunião, que um ponto não respondido foi sobre o comportamento do país no Iraque, como o apoio às milícias que combatem as forças americanas e iraquianas com explosivos que vêm do Irã.

Fontes iranianas, que preferiram não se identificar, informaram que os representantes iranianos disseram para a comitiva norte-americana que a mudança em sua política em relação ao Irã, incluindo seu apoio aos grupos opositores que tentam derrubar o regime, é a chave para melhorar as relações entre os países.

O governo do Iraque viu o encontro com otimismo, pois pode abrir um resquício de esperança em relação ao fim do massacre diário de civis.

Tags: EUA, Irã, Iraque






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros