Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de junho de 2005.

Conselho de Ética da Câmara instaura processo de cassação contra Roberto Jefferson


A carreira política de Roberto Jefferson começou oficialmente em 1971, quando ingressou no MDB. Jefferson permaneceu no partido até 1979, quando foi então para o PDS (hoje PP). Ele saiu do PDS em 1980 e entrou no PTB, partido cuja fundação, em 1945, teve a participação de seu avô. Jefferson continua no PTB até os dias de hoje, do qual foi o deputado federal mais antigo da bancada na Câmara dos Deputados, até ter seu mandato cassado.

Em Fevereiro de 2003, o PTB escolheu-o para ser Presidente Nacional, cargo que ocupou até 17 de Junho de 2005, quando pediu para ser afastado temporariamente, porque estava a sendo acusado de envolvimento em irregularidades praticadas na EBCT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Logo após denunciou a prática de compra de votos na câmara, o conhecido mensalão.

O Mensalão ou esquema de compra de votos de parlamentares foi uma das maiores crises políticas sofrida pelo governo brasileiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu primeiro mandato nos anos de 2005/2006. O neologismo mensalão, foi popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, palavra usada para se referir a uma suposta mesada paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Segundo o deputado, o termo já era comum nos bastidores da política entre os parlamentares para designar essa prática ilegal. A palavra mensalão foi então adotada pela mídia para se referir ao caso.

Tags: cassação, Roberto Jefferson, mensalão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas