Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de dezembro de 1965.

Lançamento da Gemini 6, que se encontraria no espaço com a Gemini 7

A Gemini VI-A e a Gemini VII voando em formação em órbita terrestre.

O Projeto Gemini foi o segundo projeto de exploração espacial realizado pela NASA, antecedido pelo Projeto Mercury, e ao qual se seguiu o Projeto Apollo. No projeto, realizaram-se diversas pesquisas sobre o comportamento dos tripulantes e as máquinas no espaço, particularmente manobras de acoplamento em órbita terrestre e atividades extraveiculares (habilidades consideradas importantes para o voo até a Lua).

A NASA anunciou em 7 de dezembro de 1961 o plano de estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo uma nave espacial para dois tripulantes. O projeto foi iniciado oficialmente em janeiro de 1962 com o nome de Gemini.

A nave Gemini era um melhoramento da pequena nave Mercury (com capacidade para um astronauta). A cápsula tinha 5,8 m de comprimento e 3 m de diâmetro, pesando 3810 kg. O projeto usou como lançador o foguete Titan 2.

Gemini 6-A foi o quinto voo tripulado do Projeto Gemini, com lançamento em 15 de dezembro de 1965 e o primeiro a realizar um encontro espacial com outra nave. A missão, apesar do número, foi lançada onze dias após a Gemini 7, devido a atrasos provocado pela explosão de um foguete-alvo Agena, pouco após o lançamento de Cabo Canaveral. O encontro em órbita ocorreu entre as duas naves. O retorno à terra ocorreu em 16 de dezembro de 1965.

Neste voo ocorreu o primeiro encontro em órbita, usando a nave “Gemini 7” como alvo.

Fonte: Wikipédia


Tags: NASA, espaço, Apollo, Projeto Gemini, Gemini 6, Projeto Mercury






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço