Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de dezembro de 1905.

Revolução Russa de 1905: prisão dos membros do soviete de São Petersburgo


A Revolução Russa de 1905 foi um movimento espontâneo, anti-governamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Geralmente é considerada como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917.

A idéia de se criar conselhos operários (os sovietes ), como forma de coordenar as várias greves, nasceu durante as reuniões de trabalhadores, no apartamento de Voline - que mais tarde tornar- se-ia um conhecido anarquista), no início do movimento de 1905. Dessas reuniões nasceu o primeiro soviete de São Petersburgo, cujo primeiro presidente foi Khrustalyov-Nosar, também conhecido como Georgy Nosar ou Pyotr Khrustalyov (1877-1918)). Entretanto, suas atividades foram rapidamente paralisadas pela repressão do governo.

Mas durante a greve geral, o soviete voltou a funcionar e passou a ser conhecido como o Soviete de Representantes Operários. A reunião constituinte aconteceu em 13 de Outubro no prédio do Instituto Tecnológico de São Petersburgo e contou com 40 representantes. O soviete chegou a ter de 400 a 500 membros, eleitos por aproximadamente 200.000 trabalhadores e representando cinco sindicatos e 96 fábricas da região.

Inicialmente, seus membros eram trabalhadores politicamente conscientes, mas, rapidamente, o soviete foi dominado por grupos radicais. Os bolcheviques foram os mais influentes, enquanto os mencheviques e Esers permaneceram em minoria.

Entrementes Trotsky voltou do exílio e quando Nosar foi preso, Trotsky assumiu seu lugar e rapidamente alterou a agenda da organização. Sob sua liderança pragmática, os grevistas foram chamados a voltar ao trabalho, porque temia-se que a greve desse ao governo uma desculpa para aumentar a repressão.

O trabalho do soviete consistiu na organização das greves e no fornecimento de suprimentos para os trabalhadores. Na prática, a política do soviete permaneceu moderada, sendo que as ações mais extremas foram o apelo aos trabalhadores para que se recusassem a pagar impostos e que sacassem seu dinheiro dos bancos. Sua influência em São Petersburgo era com certeza maior do que a do governo imperial durante a revolução, mas sua eficácia foi limitada. A greve geral de outubro de 1905 ocorreu espontaneamente sem a intervenção do soviete, e sua tentativa de convocar uma nova greve geral em novembro falhou. Suas atividades voltaram a cessar em 3 de Dezembro, quando seus líderes, incluindo Trotsky, foram presos e acusados de preparar uma rebelião armada.

Mais tarde, por razões políticas, os bolcheviques falsificaram a história de sua criação, mudando a data de criação do primeiro soviete para o período da Greve de Outubro - quando Trotsky desempenhou um papel importante - e atribuiu a iniciativa de sua criação a um dos grupos social-democratas, sem atribuição de filiação de partidária.

Tags: Revolução, soviete, comunismo, russo, Rússia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo