Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de dezembro de 1990.

Em um plebiscito, 88% da população da Eslovênia, uma república da Iugoslávia, vota a favor de se tornar um estado independente


A Eslovênia (em esloveno Slovenija) é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo Mar Adriático.

O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões européias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.

Ao longo da história da Eslovênia, o país fez parte do Império romano, do Império bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o atual norte esloveno), do Sacro império romano-germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (conhecido mais tarde como Áustria-Hungria), do Estado dos eslovenos, Croatas e Sérvios, do Reino da Iugoslávia e da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 25 de junho 1991.

Sua capital é Liubliana, que também é a maior cidade do país. Atualmente, concentra quase um sexto da população da Eslovênia. Faz parte da União Européia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Européia, do Acordo de Schengen, da Área do euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN.

Em um referendum (plebiscito) realizado em 23 de dezembro de 1990, 88% da população da Eslovênia, votou a favor de se tornar um estado independente da Iugoslávia.

Tags: Independência, plebiscito, referendum






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.10

  • Dia de São Lucas
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Securitário