Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de dezembro de 1954.

O filme '20.000 Léguas Submarinas' estreia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney.

Cartaz do clássico dos Estúdios Disney, 20.000 Léguas Submarinas

20,000 Leagues Under the Sea (20.000 Léguas Submarinas) é um filme dos Estados Unidos de 1954, do gênero ficção científica e aventura, dirigido por Richard Fleischer, com roteiro escrito por Earl Felton e baseado no livro homônimo de Júlio Verne, embora com grande liberdade.

Enredo

Em 1868 a navegação marítima é ameaçada pelas ações devastadoras do que muitos julgam ser um monstro marinho. A marinha americana envia uma fragata para investigar os incidentes. A bordo encontra-se, entre outros, o arpoador experimentado Ned Land.

Logo no primeiro confronto com o "monstro", o navio afunda e só três homens sobrevivem. São salvos por um submarino, o Nautilus, concebido, construído e comandado pelo Capitão Nemo. O momento alto do filme é o ataque ao submarino por uma lula gigante.

Elenco


Produção

O filme foi produzido pelos Estúdios Disney e foi filmado em CinemaScope.

Harper Goff desenhou o "Nautilus" em estilo vitoriano, e pelo fato de ter sido um dos primeiros filmes em cinemascope, um método ainda não perfeito na época, o que dificultava a filmagem dos modelos do submarino, desenhou-o "deformado". O modelo, construído propositadamente deformado, assumia a forma correta quando no formato cinemascope. As rochas e outros elementos do cenário também eram deformados.


Jantar a bordo do Nautilus. Da esquerda para a direita: James Mason (Capitão Nemo), Kirk Douglas (Ned Land), Peter Lorre (Conseil), e Paul Lukas (Prof. Pierre Aronnax).

Principais prêmios e indicações

Os efeitos especiais de Ralph Hammeras, Ub Iwerks, John Hench e Josh Meador, garantiram um Oscar, o mesmo sucedendo com a direção artística/cenários de John Meehan e Emile Kuri.

Lançamento

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 23 de dezembro de 1954 e, no Brasil, seu lançamento ocorreu a 27 de dezembro de 1954.

Fonte: Wikipédia


Tags: Filme, cinema, CinemaScope, Disney, Kirk Douglas, Júlio Verne, 20.000 Léguas Submarinas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais