Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de dezembro de 1672.

Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini

Reia (satélite)

Reia (FO 1943: Reia ou Rhea) é a segunda maior lua de Saturno com 1528,0 km de diâmetro e com um período orbital de 4,52 dias.

Reia é um corpo gelado com uma densidade de 1.33 gm/cm3. A baixa densidade indica que é composto por um núcleo rochoso que ocupa menos de um terço da massa da lua, sendo o resto composto por água gelada. Rea é semelhante a Dione na composição, albedo, terreno variado e rotações síncronas. A temperatura de Rea é de -174°C na zona iluminada pelo Sol e entre -200°C e -220°C (-328°F e -364°F) na sombra.

Reia está intensamente crivado de crateras com faixas brilhantes. A sua superfície pode ser dividida em duas áreas geologicamente diferentes baseado na densidade de crateras. A primeira área contém crateras que têm mais de 40 quilômetros (25 milhas) de diâmetro. A segunda área, em partes das regiões polar e equatorial, tem crateras com menos de 40 quilômetros (25 milhas) de diâmetro. Este fato sugere que ocorreu algum acontecimento que refez a superfície em algum momento durante a sua formação.

Foi encontrado uma quantidade de oxigênio em Reia, que pode ser uma descoberta importante para a Astrobiologia, com grandes chances de vida extraterrestre.

Atmosfera

Em 27 de novembro de 2010, a Nasa anunciou a descoberta de uma atmosfera tênue (exosfera) em Reia. Ela consiste de oxigênio e dióxido de carbono em proporções de aproximadamente 5 para 2. A densidade da atmosfera na superfície é de cerca de 106 moléculas por centímetro cúbico.

Anéis de Reia

Em 6 de março de 2008, Geraint Jones, um cientista especializado na sonda Cassini, anunciou que Reia talvez possua um sistema de anéis tênue. Se a informação se confirmar, seria a primeira descoberta de anéis em torno de uma lua planetária.

Em 2010, a sonda Cassini, da Nasa, encontrou vestígios de oxigênio presentes na atmosfera de Reia. Porém, este não é um fator que consolida a hipótese da existência de vida em Reia, devido ela estar fora da zona de habitabilidade do Sistema Solar.

Descoberta

Reia foi descoberta pelo astrônomo e matemático italiano Giovanni Domenico Cassini em 23 de dezembro de 1672. Foi a terceira lua descoberta ao redor de Saturno e a segunda por ele.


Giovanni Domenico Cassini, que descobriu Reia em 23 de dezembro de 1672.

Fonte: Wikipédia


Tags: Satélite, espaço, astronomia, Saturno






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.08

  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário