RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Yeda Crusius vence o segundo turno das eleições tornando-se a primeira governadora eleita do estado do Rio Grande do Sul

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de Outubro de 2006.

Yeda Crusius vence o segundo turno das eleições tornando-se a primeira governadora eleita do estado do Rio Grande do Sul


Yeda Rorato Crusius (São Paulo, 26 de julho de 1944) é uma economista e política brasileira.

Yeda Crusius foi escolhida a candidata ao governo do estado numa coligação do PSDB com o PFL, que indicou o postulante a vice Paulo Affonso Feijó, e com o PPS, que desistiu da candidatura de Nélson Proença na véspera da inscrição no contexto da aliança nacional em torno de Geraldo Alckmin. O PPS indicou o candidato ao senado da chapa, Mário Bernd.

No início da campanha, em agosto de 2006, Yeda figurava em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do ex-governador Olívio Dutra e do candidato à reeleição Germano Rigotto. No horário eleitoral gratuito, usava o slogan “Um novo jeito de Governar” e atacava o governo do estado, do qual o partido tinha participado durante três anos e meio.

A candidata tucana se sagrou vencedora do primeiro turno, realizado em 1º de outubro, com 2.037.923 votos (32,9% dos votos válidos). Olívio obteve 1.696.848 (27,39%), enquanto Rigotto ficou em terceiro com 1.679.488 (27,12%).

No segundo turno, Yeda recebeu o apoio de partidos de centro e direita, incluindo o PMDB de Rigotto (ainda que não tenha recebido o apoio pessoal do então governador), além de parte do PDT, que oficialmente ficou neutro e liberou a militância.

Yeda Crusius foi eleita em 29 de outubro de 2006 a primeira governadora da história do Rio Grande do Sul, derrotando Olívio Dutra no segundo turno com 3.377.973 (53,94% dos votos válidos).

Assumiu como governadora do estado do Rio Grande do Sul em 1º de janeiro de 2007, sucedendo a Germano Rigotto.

Tags: Governo, governador, posse, eleição, eleições






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom