Últimas notícias

Hoje na história

RSS
05 de janeiro de 1911.

Alberto I concede a Mônaco a sua primeira Constituição


Alberto I (13 de Novembro de 1848 - 26 de Junho de 1922), também conhecido por Albert do Mônaco, foi príncipe reinante do Mônaco de 10 de Setembro de 1889 a 26 de Junho de 1922.

Alberto I, notabilizou-se pelas pesquisas oceanográficas que empreendeu no Mediterrâneo, no Atlântico e no Ártico, tendo fundado o Museu Oceanográfico do Mônaco, uma instituição de referência em oceanografia, e diversas instituições ligadas à exploração dos oceanos. Foi um pioneiro na investigação científica do oceano profundo, de cujo labor resultaram diversos trabalhos de grande valor científico sobre a biologia e da fauna das zonas abissais. Realizou diversas campanhas nos Açores, a ele se devendo a descoberta do grande Banco Princesa Alice, a sul da ilha do Pico.

A 5 de Janeiro de 1911, Alberto I concedeu ao Principado de Mônaco a sua primeira Constituição, mas o documento era pouco arrojado, não limitando significativamente o governo autocrático dos Grimaldi. Face à instabilidade social e política que se gerou quando da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Constituição foi suspensa pelo príncipe, para apenas vir a ser substituída pela atual Constituição monegasca de 1962.

Tags: Constituição, leis, Mônaco






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.07

  • Dia de Proteção Florestal
  • Dia de Santo Enódio
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Asaliah