Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de janeiro de 0973.

É eleito o Papa Bento VI

Bento VI, 134º Papa da Igreja Católica

Papa Bento VI (em latim: Benedictus PP. VI; em italiano: Benedictus VI), nascido Ricobaldi of Ferrara (Data de nascimento desconhecida - morto em junho de 974). foi o 134º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em dezembro de 972 sendo consagrado a 19 de janeiro de 973, falecendo em junho de 974.

Pouco se sabe do seu pontificado, exceto que confirmou os privilégios de várias igrejas e mosteiros. O mais importante foi mesmo o seu fim trágico.

Seu breve pontificado veio no contexto político da fundação do Sacro Império Romano, durante a transição entre os reinados de imperadores alemão Oto I e Oto II e da luta pelo poder de famílias aristocráticas, como o Crescentii e Tusculani na região de Roma. E por isso a necessidade de esperar pela ratificação do Imperador Oto II atrasou sua consagração até 19 de janeiro de 973.

Bento VI nasceu em Roma, o Cardeal-diácono de São Teodoro, filho de Hildebrand. Ele foi eleito e instalado como papa sob a proteção de Oto I, cujo domínio nos assuntos romanos e eclesiais foi resistido pela aristocracia local. Registro de seu pontificado como papa é escassa, embora ele é conhecido por ter privilégios confirmados assumidas por alguns mosteiros e igrejas.

Após a morte de Oto I, um movimento antialemão conquistou Roma, depois de um duro assédio, do Castelo Sant'Angelo contra o papado, Bento foi preso no Castelo de Santo Ângelo, na época um reduto da Crescentii.

Crescentius I (irmão do Papa João XIII) e o Cardeal-diácono Franco Ferrucci, que iria posteriormente tornar-se Bonifácio VII, um antipapa, prenderam o papa Bento VI. Foi quando Oto II enviou um representante imperial, Conde Sicco, para garantir a sua libertação, no entanto Bento foi assassinado estrangulado, depois de dois meses aprisionado.

Converteu ao cristianismo o povo húngaro. Faleceu em junho de 974.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 06.12

  • Dia de Beato Nuno Álvares Pereira
  • Dia de São Nicolau
  • Dia do Madereiro