Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de dezembro de 2008.

Cena patética: George W. Bush leva sapatadas de um jornalista iraquiano

Cena patética: George W. Bush leva “sapatadas” de um jornalista iraquiano

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o Júnior, passou por um constrangedor incidente no Iraque, quando o jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi jogou seus sapatos na direção do presidente dos EUA, durante uma coletiva de imprensa em Bagdá.

O incidente só feriu duas pessoas. A secretária de imprensa da Casa Branca, Dana Perino, que feriu seu olho direito quando bateu em um microfone ao se esquivar dos sapatos, e o próprio al-Zaidi, que foi preso e espancado por seguranças.

A conferência de imprensa aconteceu no palácio do primeiro-ministro Nouri al-Maliki em Bagdá, no dia 14 de dezembro de 2008.

Jogar os sapatos em alguém é um ato de extremo desrespeito nas culturas árabe e islâmica. Enquanto jogava os sapatos, al-Zaidi gritou em árabe este é o seu beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro, e Isto é pelas viúvas e órfãos e todos os mortos no Iraque.

Bush se esquivou dos arremessos enquanto o jornalista al-Zaidi era detido por seguranças.

Muntadhar al-Zaidi, acabou por virar um espécie de herói nacional e tornou-se uma celebridade da noite para o dia. Na internet surgiram diversos ”games” (jogos) do tipo ”acertem os sapatos no Bush”.


Tags: Sapatada, trapalhada, Bush






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.09

  • Dia de Luta Contra a Ataxia Dominante - Porto Alegre
  • Dia do Anjo Yelaiah
  • Dia do Auditor da Justiça Desportiva
  • Dia do Rádio e da Radiodifusão
  • Dia do Santo Herculano
  • Dia Nacional do Trânsito