Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de janeiro de 1567.

Os portugueses, chefiados por Estácio de Sá, conseguem vencer a resistência dos franceses e Tamoios, no Rio de Janeiro. É o fim da França Antártica


A França Antártica foi uma colônia tentada pelos franceses no Rio de Janeiro. Existiu de 1555 a 1567, ano em que seus remanescentes foram definitivamente erradicados pelos portugueses.

Diante da insistência do padre Manoel de Nóbrega, de que se devia fundar uma cidade na região da Guanabara, à semelhança da fundação de Salvador, Dona Catarina, Rainha de Portugal, enviou uma nova expedição, sob o comando de Estácio de Sá, um sobrinho do terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá.

Estácio recebera da Regente o título de capitão-mor, poderes e instruções para expulsar definitivamente os franceses da região. Aportou a Salvador, em 1563, à frente de uma pequena frota, tendo recebido reforços locais, além de provisões.

Estácio de Sá combateu os franceses durante mais dois anos.

Mas só em 20 de janeiro de 1567, ajudado por um reforço militar enviado pelo seu tio, Mem de Sá, ele impôs uma derrota final às forças francesas e definitivamente expulsou-as do Brasil, mas faleceu um mês depois de ferimentos sofridos durante a batalha.

Em resposta às tentativas francesas de conquistas territoriais no Brasil (a outra foi chamada de França Equinocial e aconteceu na atual cidade de São Luís (Maranhão), entre 1612 e 1615, a coroa portuguesa decidiu intensificar a colonização do Brasil e melhorar seu status.

Tags: Colônia, colonização, França Antártica, França Equinocial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária