Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 21 de Dezembro de 1375.

Morre Giovanni Boccaccio, escritor e humanista italiano


Giovanni Boccaccio (Florença ou Certaldo, 16 de junho de 1313 - Certaldo, 21 de dezembro de 1375) foi um autor e poeta italiano.

Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo “Decameron”, o poema alegórico Visão Amorosa (Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres. O Decameron fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal.

Ao ler A Comédia, de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de A Divina Comédia, título com que a obra seria imortalizada.

Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convida-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registros, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obriga-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projeto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante. Boccacio foi autor de uma das primeiras biografias de Dante, o Trattatello in laude di Dante, também conhecido como Vita di Dante.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia Internacional das Missões
  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael

Agenda do dia - 24.10

  • 18:00 às 24:00 Bacalhoada no BOX 21 - Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121