Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de janeiro de 1993.

O ex-presidente da Tchecoslováquia Vaclav Havel é eleito presidente da nova República Tcheca


Václav Havel (Praga, 5 de outubro de 1936) é um escritor e dramaturgo tcheco. Foi o último presidente da Tchecoslováquia e o primeiro presidente da República Tcheca.

Firme defensor da resistência não-violenta, tornou-se um ícone da Revolução de Veludo em seu país, em 1989. Em 29 de dezembro de 1989, na qualidade de chefe do Fórum Cívico, elegeu-se presidente da Tchecoslováquia pelo voto unânime da Assembléia Federal.

Manteve-se no cargo após as eleições livres de 1990. Apesar das crescentes tensões, Havel apoiou a preservação da federação entre tchecos e eslovacos durante a dissolução da Tchecoslováquia. Em 3 de julho de 1992, o parlamento federal não logrou elegê-lo - o único candidato a presidente - devido à falta de apoio dos deputados eslovacos. Após a declaração de independência da Eslováquia, Havel renunciou à presidência, em 20 de julho. Quando da criação da República Tcheca, candidatou-se ao cargo de presidente e venceu as eleições em 26 de janeiro de 1993.

Após combater um câncer de pulmão, Havel foi reeleito presidente em 1998. Seu segundo mandato presidencial terminou em 2 de fevereiro de 2003, sucedendo-o seu grande adversário, Václav Klaus.

Tags: Eleição, Praga, presidente, Tchecoslováquia, República Tcheca






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação