Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de janeiro de 1699.

Assinado o Tratado de Karlowitz entre o Império Otomano e a Santa Liga, fortalecendo o poderio dos Habsburgo no sudeste europeu

O documento oficial do Tratado de Karlowitz

O Tratado de Karlowitz, assinado em 1699 em Karlovci (Karlowitz em alemão; Karlofça em turco, hoje uma cidade na Voivodina), encerrou a Guerra Austro-Otomana de 1683-1697, que resultou em derrota otomana.

O tratado foi assinado em 26 de janeiro de 1699, após um congresso de dois meses de duração entre o Império Otomano, de um lado, e a Santa Liga (coalizão formada por diversas potências europeias, incluindo o Império Austríaco, a União Polaco-Lituana, a República de Veneza e o Czarado da Rússia. Os otomanos cederam a maior parte da Hungria, a Transilvânia e a Eslavônia à Áustria, e a Podólia à Polônia. A maior parte da Dalmácia foi entregue a Veneza, juntamente com a Moréia (a Península do Peloponeso), que os otomanos ganharam de volta pelo Tratado de Passarowitz em 1718.

O Tratado de Karlowitz marcou o início do declínio otomano na Europa Oriental e fez do Império Austríaco a potência dominante no sudeste da Europa.

Fonte: Wikipédia


Tags: Tratado, Otomano, Habsburgo, Aústria, Império Austríaco, Tratado de Karlowitz






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual