Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de janeiro de 0847.

Morre o Papa Sérgio II

Sérgio II, 102º Papa da Igreja Católica

Papa Sérgio II (em latim: Sergius IIRoma, 785/795 – Roma, 27 de janeiro de 847) foi o 102º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 25 de janeiro de 844, faleceu a 27 de janeiro de 847.

De origem nobre, pertencia a uma família que deu dois papas à Igreja. Foi ordenado Cardeal da basílica de San Martino ai Monti pelo Papa Pascoal I. O Papa Gregório IV nomeou-o Arcipreste.

Numa reunião preliminar para designar o sucessor de Gregório, o nome de Sérgio foi aceite por maioria, mas o povo tentou à força colocar o diácono João no trono pontifício. João foi enviado para um mosteiro e Sérgio devidamente consagrado. Uma edição do Liber Pontificalis refere que Sérgio era muito devoto dos prazeres da mesa e não tinha nenhum interesse nos negócios e gestão, encarregando o seu irmão Bento desses assuntos. Sofria de ataques de gota que o imobilizavam e tornavam irritável. O seu irmão terá aproveitado esta circunstância para lhe usurpar o poder e enriquecer. Como isto contrasta com a descrição do caráter de Sérgio noutras edições do Liber Pontificalis, talvez sejam exageros.

Foi eleito em janeiro de 844, sem a intervenção dos imperadores carolíngios, e logo seria confirmado por Lotário I após prestar juramento de fidelidade.

Sob o seu pontificado, os muçulmanos desembarcaram em Óstia (846) e assediaram Roma, saqueando certos locais e várias igrejas, entre as quais a Basílica de São Pedro. Os sarracenos foram derrotados definitivamente em Gaeta. Recompôs as escadas do "Pretorium" (Escadaria Santa). Morreu em 24 de janeiro de 847.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.01

  • Data Alusiva ao 1º Fórum Social Mundial - Porto Alegre
  • Dia de de São Paulo
  • Dia do Carteiro
  • Dia dos Telégrafos