RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Nasce Harold Pinter, dramaturgo inglês, Prêmio Nobel de Literatura em 2005

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de Outubro de 1930.

Nasce Harold Pinter, dramaturgo inglês, Prêmio Nobel de Literatura em 2005


Harold Pinter (Londres, 10 de Outubro de 1930 - 24 de dezembro de 2008) foi um ator, diretor, poeta, roteirista, e certamente um dos grandes dramaturgos do século XX, além de destacado e incômodo ativista político britânico. Foi um dos grandes representantes do teatro do absurdo junto com Samuel Beckett e Eugène Ionesco, tendo escrito mais de 30 peças. Em 2005 recebeu o prêmio Nobel de Literatura e o prêmio Companion of Honour da Rainha da Inglaterra pelos serviços prestados à literatura.

Entre suas obras mais conhecidas estão Traição, e Volta ao lar, assim como o roteiro cinematográfico para A mulher do tenente francês.

Segundo sua viúva, Antonia Fraser, Pinter lutava há anos com o câncer da laringe. O autor também foi muito ativo politicamente. Assim, ele criticou desde o início a política de George W. Bush e Tony Blair para o Iraque e protestou contra o bombardeio da Sérvia pela Otan, além de se empenhar pelos direitos dos curdos.

Tags: Nobel, literatura, ator, diretor, poeta, roteirista, dramaturgo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros