Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 1871.

Morre Charles Babbage, inventor, matemático e filósofo britânico, que criou máquinas de calcular que deram origem ao conceito dos atuais computadores


Charles Babbage (26 de Dezembro de 1791 - 18 de Outubro de 1871) foi um cientista, matemático e inventor inglês nascido em Teignmouth, Devon.

Charles Babbage é mais conhecido e, de certa forma, reverenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a “máquina analítica”. Ele é considerado o primeiro pioneiro da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído. Sua invenção também não era conhecida dos criadores do computador moderno.

Mais recentemente, entre 1985 e 1991, o Museu de Ciência de Londres construiu outra de suas invenções inacabadas, a máquina diferencial 2, usando apenas técnicas disponíveis na época de Babbage.

Publicou diversos artigos sobre matemática, estatística, física e geologia. Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês, além de ser o primeiro matemático que conseguiu colocar em desuso a cifra de Vigenère, utilizando métodos de cripto-análise (análise de freqüência).

Tags: Calculadora, computador, processamento, cálculo, Hollerith






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador