RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Um sismo de magnitude 6,6 na Escala Richter, devasta a antiga cidade persa de Bam no Irã, causando pelo menos 30 mil mortos

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de Dezembro de 2003.

Um sismo de magnitude 6,6 na Escala Richter, devasta a antiga cidade persa de Bam no Irã, causando pelo menos 30 mil mortos


Bam é uma cidade no sul do Irã e ao norte do Golfo pérsico e do Golfo de Omã. Está a uma altitude de aproximadamente 1.110 metros acima do nível do mar. Bam está construída sobre a antiga fortaleza de Arg-é Bam, uma extensa estrutura feita de adobe que abrigou a Rota da Seda por 2.000 anos.

A UNESCO considerou a região como Patrimônio Mundial da Humanidade. A atual cidade de Bam se localiza nos arredores da cidadela. Antes do terremoto de 2003, a população residente estava em torno de 78.400 e estima-se que apenas 10% dos habitantes permaneceram na cidade após o terremoto.

O clima da região se caracteriza por invernos amenos e verões muito fortes. Assim como acontece em muitos desertos, as noites são amenas mesmo durante a temporada mais quente.

No dia 26 de dezembro de 2003 às 1:56 UTC (5:26 no horário local), a cidadela de Bam e grande parte da cidade foram arrasadas por um terremoto.

A magnitude foi estimada em 6.6 na escala Richter. Quase 70 % da cidade moderna de Bam foi destruída, e estimasse em mais de 30 mil os mortos na tragédia.

Tags: Terremoto, sismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros