Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de dezembro de 2003.

Um sismo de magnitude 6,6 na Escala Richter, devasta a antiga cidade persa de Bam no Irã, causando pelo menos 30 mil mortos


Bam é uma cidade no sul do Irã e ao norte do Golfo pérsico e do Golfo de Omã. Está a uma altitude de aproximadamente 1.110 metros acima do nível do mar. Bam está construída sobre a antiga fortaleza de Arg-é Bam, uma extensa estrutura feita de adobe que abrigou a Rota da Seda por 2.000 anos.

A UNESCO considerou a região como Patrimônio Mundial da Humanidade. A atual cidade de Bam se localiza nos arredores da cidadela. Antes do terremoto de 2003, a população residente estava em torno de 78.400 e estima-se que apenas 10% dos habitantes permaneceram na cidade após o terremoto.

O clima da região se caracteriza por invernos amenos e verões muito fortes. Assim como acontece em muitos desertos, as noites são amenas mesmo durante a temporada mais quente.

No dia 26 de dezembro de 2003 às 1:56 UTC (5:26 no horário local), a cidadela de Bam e grande parte da cidade foram arrasadas por um terremoto.

A magnitude foi estimada em 6.6 na escala Richter. Quase 70 % da cidade moderna de Bam foi destruída, e estimasse em mais de 30 mil os mortos na tragédia.

Tags: Terremoto, sismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão