Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 1961.

Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer


Em 1961 um filme em preto-e-branco, dirigido por Stanley Kramer, quebraria barreiras e chocaria o mundo com um assunto que ainda assustava. O filme era “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), que tratava do holocausto, do nazismo, e do tumultuado julgamento que condenou os grandes líderes da Alemanha Nazista.

Três anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, Dan Haywood (Spencer Tracy), um juiz norte-americano aposentado, tem uma árdua tarefa, a de presidir o julgamento de quatro juízes nazistas, que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo Judeu, durante a Segunda Guerra Mundial. A pressão política é enorme, a medida em que surgem as provas de esterilização e assassinato, pois a Guerra Fria está chegando e, ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disso, os governos aliados querem esquecer o passado.

Participaram do elenco deste grandioso filme de Stanley Kramer; Spencer Tracy; Burt Lancaster; Richard Widmark; Marlene Dietrich; Maximilian Schell; Judy Garland; Montgomery Clift; Werner Klemperer; William Shatner entre outros.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Ator (Maximilian Schell). Foi indicado para o Oscar Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Edição; Melhor Figurino; Melhor Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Ator (Spencer Tracy); Melhor Ator Coadjuvante (Montgomery Clift) e Melhor Atriz Coadjuvante (Judy Garland).

O “Julgamento de Nuremberg” também venceu o “Globo de Ouro” de Melhor Direção, sendo indicado para Melhor Ator-Drama (Maximilian Schell) e Melhor Atriz Coadjuvante (Judy Garland).

Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme e Melhor Ator Estrangeiro (Montgomery Clift e Maximilian Schell). Também ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme não-Americano.

Seu lançamento aconteceu em 19 de dezembro de 1961. Em junho de 2008, o “American Film Institute” revelou seu Ten Top Ten, os dez melhores filmes em dez gêneros clássicos do cinema norte-americano, após a votação de mais de 1500 pessoas do meio cinematográfico. O “Julgamento de Nuremberg” foi reconhecido como o décimo melhor filme no gênero drama. Muitas fontes consideram que se trata de um dos melhores filmes de julgamento de todos os tempos.

Tags: Segunda Guerra Mundial, cinema, filme, atriz, Hollywood, nazismo, julgamento






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)