Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de janeiro de 1968.

Guerra do Vietnam: Começa a batalha de Khe Sahn

Granadas de artilharia atingem locais próximos a pista de pouso de Khe Sanh

A “Batalha de Khe Sanh” foi um conflito armado que ocorreu durante a Guerra do Vietnã, envolvendo o Exército do Vietnã do Sul e Exército dos Estados Unidos, contra o Exército Popular do Vietnam (NVA), a noroeste da província de Quang Tri.

Operações de combate

O comando americano em Saigon acreditou inicialmente que as operações de combate em torno de Khe Sanh durante o verão de 1967 eram apenas parte de uma série de pequenas ofensivas norte vietnamitas, nas regiões fronteiriças.

Durante um período de aproximadamente 3 meses, de 21 de Janeiro de 1968, a 8 de Abril, a base de combate norte-americana de Khe Sahn, e seus postos avançados em torno dela, estavam sobre ataques constantes dos norte-vietnamitas, tanto por terra como por artilharia.

Essa avaliação logo mudou, quando se descobriu que o NVA movia forças para a região enquanto caía o inverno. A concentração de forças dos Fuzileiros Navais (marines) e as ações em torno de Khe Sahn começaram quando a base Marine foi isolada. Durante uma série de ações desesperadas que duraram 77 dias, a Base de Combate de Khe Sanh (BCKS) e os postos avançados ao seu redor foram mantidos sob constante ataque de morteiros, artilharia e foguetes do NVA.

Durante a batalha uma campanha de bombardeio maciço (Operação Niagara) foi levada a cabo pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para auxiliar a base dos fuzileiros navais norte-americanos. Essa campanha contou com os últimos avanços tecnológicos para localizar as forças do NVA. O esforço logístico para manter a BCKS (ou KSCB, em inglês), quando ela estava isolada, exigiu a implementação de outras inovações táticas a fim de manter os Marines supridos.

Em Março de 1968, uma expedição terrestre (Operação Pegasus) foi executada por uma força-tarefa combinada de Fuzileiros Navais, Exército dos Estados Unidos e Exército do Vietnã do Sul. Essa expedição conseguiu romper o cerco aos Marines, constituindo-se em vitória tática dos Fuzileiros Navais, vitória sem implicações estratégicas no conflito do Vietnã.

Fonte: Wikipédia


Tags: Vietnam, Vietnã, Batalha






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão