Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de fevereiro de 1994.

A espaçonave Discovery é lançada, transportando cinco astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo

No sentido horário do canto inferior esquerdo: Kenneth Reightler Jr. (Piloto), Franklin Chang-Diaz, Ronald Sega, Sergei Krikalev, Jan Davis, Charles Bolden Jr. (Comandante)

O Ônibus Espacial Discovery (OV-103) foi o terceiro Ônibus Espacial construído pela NASA - contando com o modelo de teste Enterprise - é o mais antigo em atividade, dada a destruição do Columbia e do Challenger.

O nome Discovery, tem origem no navio que acompanhou James Cook na sua terceira e última grande viagem, embora exista quem defenda que este nome foi inspirado na nave presente no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Foi este Space Shuttle que lançou o Telescópio Espacial Hubble e também a sonda espacial Ulysses.

A NASA pretende aposentar o ônibus Espacial Discovery entre 2009 e 2010.

Será o segundo Ônibus Espacial remanescente a se aposentar. A última nave remanescente da frota de Ônibus Espaciais, o Endeavour, fará mais duas viagens ao espaço após a aposentadoria do Discovery, quando também será aposentada. Os ônibus espaciais serão substituídos então pelos novos veículos de exploração da NASA: ÓRION e ARES.

A “STS-60” foi uma missão do programa de ônibus espaciais. Durante esta missão, Sergei Krikalev se tornou o primeiro cosmonauta a voar em um ônibus espacial.


Tags: Espaço, Nasa, Ônibus Espacial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.12

  • Dia das Apaes
  • Dia de Santo Urbano V
  • Dia do Atleta Profissional