Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de Fevereiro de 1918.

A Lituânia restabelece sua independência


A Lituânia (em lituano Lietuva) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius. É um dos países-membros da UE.

Mencionada pela primeira vez a 14 de Fevereiro de 1009, a Lituânia cresceu até se tornar uma nação relevante na Idade Média. Considera-se que a data de constituição do estado é a da coroação oficial do rei Mindaugas, a 6 de Julho de 1253 em Voruta/Vilnius, que uniu os duques lituanos rivais numa nação e estado.

Em 1241, 1259, 1275 e 1277 o reino foi alvo de reis mongóis vindos da Horda de Ouro. Em 1385 uniu-se à Polônia em união pessoal quando o rei lituano Jogaila (Jagiello, em idioma polonês) foi coroado rei da Polônia. Em 1569, a Polônia e a Lituânia formaram a Comunidade Polaco-Lituana. Com a união com a Polônia, a Lituânia transformou-se num reino independente e multi-étnico que na sua máxima extensão, no século XV, ocupou a maior parte da Europa do Leste desde o mar Báltico até ao mar Negro. Esta união manteve-se até as partições da Polônia em 1795, quando a própria Lituânia foi anexada pela Rússia Imperial.

A Lituânia restabeleceu a sua independência a 16 de Fevereiro de 1918. Em seguida, envolveu-se em disputas territoriais com a Polônia (sobre sua capital, Vilnius, e da Lituânia Oriental então ocupadas pelos poloneses) e com a Alemanha (sobre a Klaipéda). Foi anexada pela União Soviética em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial graças a um pacto secreto germano-soviético assinado pelos ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, Ribbentropf e Molotov.

Tags: Estado, país, Lituânia, Independência, Báltico






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.09

  • Data da Juventude do Brasil
  • Dia da Banana
  • Dia da Defesa da Fauna
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Hahahel
  • Dia do Ciclista
  • Dia do Contador
  • Dia Mundial Cidade sem meu Carro