Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 1973.

Morre Pixinguinha, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro


Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 - Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 1973) foi um flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro.

Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o Choro encontrasse uma forma musical definitiva.

Em 1919, Pixinguinha formou o conjunto Oito Batutas, formado por Pixinguinha na flauta, João Pernambuco e Donga no violão, dentre outros músicos. Fez sucesso entre a elite carioca, tocando maxixes e choros e utilizando instrumentos até então só conhecidos nos subúrbios cariocas.

Quando compôs Carinhoso, entre 1916 e 1917 e Lamentos em 1928, que são considerados um dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz. Mas na verdade elas eram avançadas demais para a época. Além disso, Carinhoso na época não foi considerado choro e sim polca.

Outras composições, entre centenas, são Rosa, Vou vivendo, Lamentos, 1X0, Naquele tempo e Sofres porque Queres.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.

Pixinguinha faleceu em uma igreja, na cidade do Rio de Janeiro, quando seria padrinho de um batizado, numa tarde sábado vítima de um enfarte no Rio de Janeiro, aos 75 anos de idade.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.07

  • Dia do Cantor Lírico
  • Dia de Santa Maria Madalena
  • Dia do Anjo Imamaiah

Agenda do dia - 22.07

  • 18:00 às 24:00 Sanduíche Aberto no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121