Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de abril de 1954.

Jawaharlal Nehru, Primeiro-Ministro da Índia, é o primeiro a propor um acordo de parada ("standstill agreement") nos testes nucleares


Jawaharlal Nehru (Allahabad, 14 de novembro de 1889 - Nova Délhi, 27 de maio de 1964), também conhecido como Pandit (professor) Nehru ou Pandita Nehru, foi um líder da ala socialista no congresso nacional indiano durante e após o esforço da Índia para a independência do império britânico. Tornou-se primeiro-ministro da Índia na independência, de 15 de agosto de 1947 até sua morte.

Como primeiro-ministro, Nehru inaugurou uma política exterior de não-alinhamento, convertendo-se no fundador e dirigente desse movimento. Reivindicou a Caxemira apesar da oposição do Paquistão, o que desatou a primeira guerra entre os dois países (1947-49). Também anexou Hyderabad (em setembro de 1948) e a colônia portuguesa de Goa (em dezembro de 1961).

A partir da derrota militar para a República Popular da China, em outubro de 1962, realizou uma política de boa vizinhança.

O primeiro-ministro Jawaharlal Nehru propôs um acordo de parada (standstill agreement) nos testes nucleares numa declaração emitida em 2 de abril de 1954.

Tags: Armas, nucleares, atômica, tratado, bomba, guerra fria






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.06

  • Dia de São João e São Paulo
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas